SÃO PAULO » Casal é preso por manter mulher em cárcere privado por 20 anos

Publicação: 26/06/2019 03:00

Um casal foi preso no final da noite de segunda-feira em Vinhedo, interior de São Paulo, após ser acusado de manter uma idosa em cativeiro durante ao menos 20 anos, segundo a Polícia Civil. A vítima, Iva da Silva de Souza, de 63 anos, trabalhava como cuidadora sem receber pagamento e era mantida isolada em dois cômodos, na casa dos suspeitos. Ela era proibida de fazer contato com outras pessoas e ainda foi agredida.

A família dela, de Colorado (PR), havia dado queixa à polícia sobre seu desaparecimento, no fim da década de 1990, mas a mulher nunca foi encontrada. Conforme a polícia, Écio Pilli Júnior, de 47 anos, e Marina Okido, de 65 anos, usaram os documentos da vítima para abrir conta em banco e emitia cheques sem fundos em nome dela.

Os golpes no comércio levaram a Polícia Militar à casa dos suspeitos de estelionato. Quando os agentes abordaram o casal, a vítima pediu ajuda e a dupla ainda tentou disfarçar a situação. A vítima contou à polícia que era obrigada a cuidar da mãe de Marina, uma idosa de 88 anos e cadeirante, em troca apenas de alimentação.

Disse ainda ter sido trazida ainda jovem do Paraná pelos pais de Marina para trabalhar como doméstica deles, mas depois passou a ser empregada do casal. Além de cuidar da mãe de Marina, fazia as tarefas de casa e acabou submetida à situação análoga à de escravidão. Iva contou que, várias vezes, foi torturada pelo casal e impedida de sair de casa. A refém não podia se comunicar com a família por carta ou telefone. Os dois retiveram seus documentos pessoais e os usavam para aplicar golpes no comércio.

O casal foi indiciado em inquéritos por estelionato, tortura e cárcere privado. A vítima foi encaminhada para um abrigo municipal. A investigação também vai apurar se outras pessoas sabiam da situação da vítima e acobertaram o caso.  (Agência Estado)