Sem provas, Bolsonaro atribui incêndios a ONGs Instituto identificou mais de 74 mil focos de incêndio na Amazônia em menos de oito meses

Publicação: 22/08/2019 03:00

As queimadas na Amazônia tiveram repercussão internacional. Ao tempo em que ontem celebridades como o ator Leonardo DiCaprio e a cantora Demi Lovato criticaram o número recorde de focos de  incêndio, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que organizações não governamentais (ONGS) podem estar por trás das queimadas. Sem apresentar provas nem apontar entidades suspeitas, ele afirmou que a intenção desses grupos seria fazer “campanha” contra o governo e também acusou alguns governadores da região de serem “coniventes”.

“Dos repasses de fora, 40% iam para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo falta do dinheiro”, disse Bolsonaro. “Pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses ‘ongueiros’ para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa.”

Em resposta, o  Observatório do Clima, que reúne cerca de 50 ONGs contra mudanças climáticas, afirmou que o recorde de incêndios é “o sintoma mais visível da antipolítica ambiental” de Bolsonaro. O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que preside o consórcio de governadores da Amazônia Legal, disse que o governo federal está tentando transferir responsabilidade. E que ficar “transferindo culpa a quem não tem, assistiremos florestas sendo diminuídas” e o país “prejudicado”

Segundo o Instituto de Pesquisas Ambiental da Amazônia (Ipam), só a seca prolongada na região não explica a alta nas queimadas. As dez cidades amazônicas com mais focos de fogo também tiveram as maiores taxas de desmate. Para o Ipam, a concentração nessas áreas, com estiagem branda, indica o caráter intencional dos incêndios para limpar desmate recente. Alertas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram alta de 40% no desmate da Amazônia de 1.º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019, ante o mesmo período anterior. De janeiro a última terça-feira, segundo o Inpe, contabilizou-se 74.155 focos de incêndio.

Nas redes sociais, DiCaprio afimou que era “aterrorizante pensar que a  a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, criando 20% do oxigênio da Terra, basicamente os pulmões do mundo, tem pegado fogo e queimado nos últimos 16 dias consecutivamente”. (Com agências)