PENSE BEM » Difícil unidade propositiva

por Cristovam Buarque
buarque.cristovam@gmail.com

Publicação: 14/09/2019 03:00

Ministros dos governos democráticos-progressistas, de Itamar a Temer, têm-se reunido para manifestar descontentamento com  políticas do atual governo. Eles estão corretos ao alertar o Brasil sobre  riscos que corremos em diversas áreas.

Mas dificilmente se uniriam em propostas comuns para o futuro. Passamos 26 anos no poder discordando entre nós sobre o que o governo do momento propunha, agora nos aliamos contra o governo do momento.

Nada indica que teremos uma aliança duradoura por um Brasil diferente daquele que  prevemos para o futuro. Tudo leva a crer que os “erros” grosseiros do radicalismo do atual presidente consolidam seu bloco fiel, levando-o ao segundo turno; da mesma forma que a radicalização do PT parece consolidar sua ida ao segundo turno. E os ex-ministros que hoje se unem contra o governo estarão divididos, cada um com seu candidato.

 A unidade afirmativa de um bloco democrático-progressista parece impossível nestes tempos de posições sectarizadas. Nos governos dos partidos desses ex-ministros, eles preferiram alianças com grupos antagônicos a se aliar a legendas próximas, cada qual dono de sua verdade e de sua voracidade pelo poder, em vez de formar um pacto de governabilidade entre eles.

Em 2015, um grupo de senadores foi recebido pela presidente Dilma e tentou a construção de uma unidade democrática progressista para tirar o Brasil da crise em que seu governo havia jogado o país, por causa da irresponsabilidade fiscal das pedaladas. Ela preferiu seguir sozinha. O resultado foi o aprofundamento da crise e o seu impeachment.

 Em agosto de 2018, outro grupo de parlamentares sugeriu que os candidatos a presidente se aliassem para evitar o segundo turno entre dois extremos. Mas foram repudiados. Cada um dos candidatos  dizia que a proposta visava eliminá-lo da eleição ganha. Apenas um deles chegou a dois dígitos, quase todos tiveram menos de 5% dos votos. Isso pode se repetir em 2022.

Nada indica que os líderes que podem ser chamados de democratas-progressistas terão a clarividência para elaborar um programa comum e abrirem mão de suas candidaturas em favor de outra, ou alguma candidatura que os unifique.

 A observação dos nossos líderes nos faz imaginar que Bolsonaro e Haddad, ou outro do PT que Lula escolher, se não ele próprio, serão os dois nomes que estarão à disposição na urna para o eleitor escolher.

Os ex-ministros, que têm-se reunido para manifestar correta oposição aos desastres atuais, prestariam um grande serviço se fossem além da crítica ao presente e tentassem fechar programas setoriais que unificassem essas forças com propostas para o futuro. Porque precisamos insistir com esperança de que é possível caminhar para uma unidade propositiva por um novo Brasil com coesão e rumo.