LAVA-JATO » Investigada conexão com o Paraguai

Publicação: 20/11/2019 03:00

A força-tarefa da Lava-Jato deflagrou ontem a Operação Patrón, que investiga o grupo que deu apoio à fuga e à ocultação de bens de Dario Messer, conhecido como o “Doleiro dos Doleiros”. Os agentes cumpriram 37 mandados - 16 de prisão preventiva, 3 temporárias e 18 de busca e apreensão. Entre os pedidos de prisão, está o do ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes, que teria ligação com Messer.

Messer foi preso em julho, em São Paulo, em uma ação da Polícia Federal e da Procuradoria da República. Ele foi alvo da Operação Câmbio, Desligo - braço da Lava-Jato no Rio de Janeiro. O doleiro comandava um gigantesco esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 5 bilhões, entre 2011 e 2017. Segundo o MP, o dinheiro alimentava crimes de corrupção, sonegação fiscal e evasão de divisas.

O ex-presidente terá um pedido de extradição protocolado pela Justiça brasileira e encaminhado para as autoridades paraguaias. O Paraguai, porém, não prende com base apenas em alerta de difusão vermelha da Interpol.

Além disso, Cartes é senador vitalício e tem imunidade parlamentar. Para ser preso, seria necessário que o pedido brasileiro chegasse ao Ministério Público paraguaio, que pediria ao Congresso a retirada da imunidade do ex-presidente. (Estadão Conteúdo)