Doença atinge 172 municípios

Publicação: 26/03/2020 03:00

Ao menos 172 municípios brasileiros já registram casos confirmados de coronavírus. A maior concentração é na região Sul do país, que tem 63 cidades com registros. O estado com maior número de municípios atingidos é o Rio Grande do Sul, onde 30 cidades têm pessoas doentes. Em seguida vem Santa Catarina, com 21, e São Paulo, com 20.

Os números oficiais indicavam que oito estados registravam infectados apenas em suas capitais – Alagoas, Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Roraima e Tocantins –, segundo levantamento feito com base em dados da plataforma colaborativa Brasil.IO e números das secretarias estaduais de Saúde. Os dados são da segunda-feira.

Por conta da defasagem na atualização de casos, é possível que os números estejam subestimados e haja mais cidades afetadas. Embora a maioria das secretarias apresente boletim atualizado diariamente, nem sempre são informados o número de casos por município.

Além disso, contribui para a subnotificação o fato de que boa parte dos casos de coronavírus não chegam a ser detectados, seja porque um grande número de pessoas não apresenta sintomas seja devido à política de testes adotada pelo Ministério da Saúde, que prioriza os casos em que há complicações de saúde. O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, estima que apenas 14% das ocorrências sejam diagnosticadas – 86% dos doentes, portanto, não devem entrar para as estatísticas oficiais.

O país, conforme o ministério, registrava 57 mortes e 2.433 casos confirmados no fim da tarde de ontem, enquanto a soma dos dados das secretarias estaduais era de 59 mortes e 2.555 infectados no meio da noite. São Paulo tem 48 mortes. (Folhapress)