AVIÕES » Cargueiros vão à China buscar equipamentos de proteção

Publicação: 04/04/2020 03:00

O Ministério da Infraestrutura dá como certo que o governo brasileiro enviará aeronaves à China para buscar equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e máscaras, cuja compra o Brasil tenta assegurar. A ideia é usar aviões cargueiros de empresas comerciais para fazer o transporte, como os da Latam. A pasta já deu início a tratativas com a companhia para assegurar as aeronaves. E as Lojas Americanas sinalizaram ao governo federal estarem à disposição para ajudar na logística.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse ter firmado com a China a compra de 200 milhões de equipamentos a serem entregues nos próximos 30 dias. De acordo com integrantes do governo, há a promessa de entrega de 8 mil respiradores. O governo prepara uma logística que envolve deixar de prontidão dez aviões cargueiros que viajarão à medida que os produtos ficarem prontos.

Diante da dificuldade em obter esses insumos, a ideia não é esperar que todos produtos sejam produzidos para ir buscá-los. “Se tivermos de ir à China, a Wuhan, local que mais produz esses equipamentos, temos condições e ele já tem plano de logística”, disse o ministro. (Folhapress)