A escalada da Covid-19 no país... Com 20.803 casos em 24 horas, país chegou a 326.448, ultrapassando a Rússia e se tornando o segundo país do mundo com mais registros da doença

Publicação: 23/05/2020 03:00

O Brasil registrou 1.001 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, 20.803 novos casos confirmados e se tornou o segundo país no mundo com mais casos, com um total de 330.890. O país ultrapassou a Rússia, que tem 326.448 casos, segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA), que monitora dados da pandemia. Os EUA são o país mais afetado, com quase 1,6 milhão de casos e 95 mil mortes.

Segundo dados do Ministério da Saúde desta sexta-feira, o Brasil tem um total de 21.048 óbitos. O recorde é de 1.188 novas mortes registradas em apenas um dia, na quinta-feira passada. Os cinco primeiros países com mais mortes são EUA (95 mil), Reino Unido (36 mil), Itália (32 mil), Espanha e França (28 mil). O Brasil vem em seguida. No entanto, a Rússia, até então o segundo país com mais casos, lista pouco mais de 3 mil mortes, o que gera desconfiança interna e externa.

Segundo Michael Ryan, diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), a América Latina é o novo epicentro da pandemia de coronavírus e o Brasil é o país mais preocupante. Estimativas também divulgadas nesta sexta pelo Imperial College indicam que a transmissão da doença continua acelerando no Brasil. A taxa de contágio (Rt), que indica para quantas pessoas em média cada infectado transmite o coronavírus, foi calculada em 1,3 (quando está acima de 1, a transmissão está fora de controle).

Bahia
Em uma medida para conter o avanço da disseminação do novo coronavírus, o governo da Bahia antecipou para segunda-feira e terça-feira dois feriados estaduais. Serão antecipados os feriados do São João, que seria em 24 de junho, e a Independência da Bahia, cujo feriado seria em 2 de julho. As duas datas comemorativas são tradicionalmente marcadas por festejos de rua, cortejos cívicos e aglomerações.

Em nove cidades do estado, incluindo Salvador, as prefeituras também vão antecipar os seus feriados municipais para quarta-feira. Na capital baiana, será antecipado o feriado de Nossa Senhora da Conceição, comemorado no dia 8 de dezembro. Também serão antecipados os feriados municipais em Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Lauro de Freitas, Candeias e Ipiaú. As cidades foram escolhidas por registrarem as maiores taxas de transmissão da Covid-19 no estado. “São medidas de maior impacto para que, juntos, possamos impactar de forma mais forte a taxa de contágio, a curva de crescimento do contágio”, explicou o governador Rui Costa (PT). (Folhapress)
 
Comparativo

Casos confirmados
País                   registros

Estados Unidos    1.633.862
Brasil                    330.890
Rússia                   326.448

Mortes
País                    óbitos

Estados Unidos       95 mil
Reino Unido           36 mil
Itália                     32 mil
Espanha                28 mil
França                   28 mil
Brasil                     21 mil
Fonte: Universidade Johns Hopkins (EUA)