Mulher de 105 anos supera a Covid

Publicação: 01/06/2020 05:30

Cento e cinco anos, hipertensa e diabética. O quadro não era nada animador para Arminda Santos quando ela foi internada em Manaus devido à Covid-19. Na última sexta-feira, ela recebeu alta hospitalar e, segundo a prefeitura, é a paciente mais velha a se curar da doença no país.

Arminda teve alta da enfermaria da Fundação Doutor Thomas, da Prefeitura de Manaus, com outros 14 idosos que também se recuperaram da doença e foram liberados pela equipe médica. Com isso, o número de internados na instituição foi zerado.

A alta hospitalar ocorreu em meio a músicas e com a presença da equipe médica e de funcionários da instituição. Os 15 pacientes deixaram a enfermaria montada nas dependências da fundação em meio à pandemia. Com isso, retornaram para os pavilhões, em seus quartos individuais em que estavam antes de internados. Dos 15, 9 são homens e 6, mulheres, com idades entre 62 e 105 anos.

Em Manaus, Arminda comemorou seu aniversário de 105 anos durante a internação, em 12 de maio. Ela reside na instituição há 34 anos e, durante sua recuperação da doença, ganhou festa de aniversário dos funcionários da casa.

Por meio da assessoria da prefeitura da capital, a médica Simone Henriques disse que a recuperação da idosa, que perdeu a visão devido a diabetes, foi uma surpresa. Ela recebeu suporte de ventilação não invasiva e medicamentos --que levaram em conta a função renal dela e a idade.

“O caso da dona Arminda, que se torna a pessoa mais idosa a vencer a Covid-19 no Brasil, é motivo de muito orgulho para a Fundação Doutor Thomas”, disse, também via assessoria, a diretora-presidente da fundação, Martha Moutinho. (Folhapress)