Vírus se espalha pelo interior do país

Publicação: 01/06/2020 05:30

Descontrolada, a pandemia do novo coronavírus avança para municípios pequenos e despreparados para lidar com sua complexidade. A tendência de interiorização no Brasil, vista como uma “realidade” pelo Ministério da Saúde, pode ser percebida pelo aumento de municípios que registraram casos no país. Em dois meses, cresceu 1.225%.

Em 28 de março, 297 cidades haviam confirmado casos da Covid-19. Dois meses depois, mais 3.639 municípios haviam registrado infecções. Com isso, até a última quinta-feira, 3.936 cidades brasileiras identificaram, pelo menos, um diagnóstico positivo, sendo que a maioria desses municípios, 2.855, tem de dois a 100 infectados. Os dados são do Ministério da Saúde.

O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, afirma que “a interiorização é uma realidade no Brasil, mas ela não é igual em todo o país. Há casos que foram identificados em alguns municípios em bem menor proporção e rapidamente foram identificados. Isso é fundamental para evitar que ocorram surtos nessas localidades”, explica.

Na avaliação do professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Eliseu Alves Waldman, a interiorização é uma tendência das doenças respiratórias. “É a trajetória normal do aumento de outras doenças respiratórias”, destaca.

O  professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Jonas Brant, afirma que a rota da doença está relacionado à  economia dos municípios e às relações interpessoais dos moradores. “Não está relacionado, necessariamente, a distância em quilômetros das grandes cidades”, disse. (Estado de Minas e Correio Braziliense)