SUL » Ciclone se afasta e deixa resquício

Publicação: 03/07/2020 03:00

O ciclone extratropical que atingiu a região Sul do país na tarde de ontem seguiu em direção ao Oceano Atlântico e não oferece mais perigo. As informações são da empresa meteorológica Metsul. O resquício da passagem do ciclone virá nos próximos dias em forma de uma frente fria e geadas, que podem fazer a temperatura cair para abaixo de zero.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), empresa paranaense, afirmou que a temperatura cairá com mais intensidade hoje, com risco de geadas no estado. Essa frente fria se deslocará em direção a Santa Catarina, mais ao Sul do país.

O governo de Santa Catarina está trabalhando no reparo dos estragos causados pelo ciclone, que provocou mortes e destruição com fortes ventos, chuvas e granizo. Até quarta-feira foram registradas nove mortes.

“Lamentamos as mortes ocorridas nesta catástrofe e continuaremos atuando firmes para minimizar o sofrimento das pessoas atingidas. Estamos buscando apoio do Governo Federal para que a reconstrução seja rápida. É o momento de nos unirmos para vencer mais este desafio”, disse o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. Pelo menos 49 cidades do estado foram afetadas.

No Rio Grande do Sul, foram pelo menos 19 municípios atingidos. Segundo a Defesa Civil do estado, 1.119 pessoas ficaram desalojadas. Já no Paraná, 70 municípios foram atingidos pelas chuvas e vendavais, com 14.392 pessoas afetadas. Dessas, 280 ficaram desalojadas e 11 feridas. (Agência Brasil)