SANTA CATARINA » Frio congela lagos na serra

Publicação: 16/07/2020 03:00

Patos deslizavam sobre as águas congeladas dos lagos de São Joaquim, na serra catarinense, na manhã da última terça-feira. A temperatura negativa, que chegou a -8°C nas estações Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), pintou de branco os campos cobertos pela geada e criou “pingentes” de gelo em árvores.

“O frio foi intenso. Foi possível ver patos deslizando nos lagos. Não é como na Europa, onde é possível caminhar sobre o gelo. Mas, para um lago congelar desta forma, necessita fazer frio”, conta Marcelo Cruz de Liz, gerente da Estação Experimental da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) da cidade.

Se em periferias o frio do Sul do país castiga os mais vulneráveis, os termômetros marcando negativo são uma boa notícia para São Joaquim. A fruticultura, principal atividade econômica da cidade ao lado do turismo, se beneficia do clima típico do inverno. “Para a produção local é excelente. Já acumulamos mais de 500 horas com frio abaixo de 7,2°C. Quanto mais horas de frio, melhor para a macieira quebrar a dormência. O frio é primordial e precisa ser nesta época”, explica Cruz de Liz. (Folhapress)