Governadores articulam compra de vacinas Rui Costa, presidente do Consórcio do Nordeste, formalizou interesse dos governos da região em parcerias junto às embaixadas da Rússia e China

Publicação: 04/08/2020 05:50

Os governadores dos nove estados nordestinos, via o Consórcio Nordeste, estão se articulando para garantir as vacinas contra a Covid-19 produzidas pelos governos e empresas da China e da Rússia. Em entrevista à TV Bahia, afiliada da Rede Globo, o governador baiano Rui Costa, atual presidente do consórcio, afirmou ontem que manteve contato com as embaixadas dos dois países.

Rui Costa disse que se reuniu pela internet, na semana passada, com o embaixador russo, quando demonstrou o interesse dos governos nordestinos em ter parceria com o país liderado por Vladmir Putin. “Tanto para ajudar a fazer os testes da vacina, como eventualmente participar do processo de vacinação. O interesse, conforme o líder baiano, foi formalizado com o envio de uma correspondência à embaixada.

O diálogo deve avançar nesta semana, segundo Rui. “Fizemos contato também com a Embaixada da China, também falando do nosso interesse da Bahia e do Nordeste de participar também dos testes da vacina da China”, disse ele, argumentando ser importante os estados conversarem com todos os fabricantes das vacina, para garantir a disponibilidade dos produtos para o Nordeste, uma das regiões mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. A Bahia, por exemplo, foi incluída na fase de testes da vacina da Pfizer, empresa farmacêutica norte-americana.

Quanto a desconfianças às pesquisas russas, o presidente do Consórcio Nordeste enfatizou que todas as vacinas seguem normas rígidas de controle. “As instituições, sejam elas privadas ou públicas, de qualquer nacionalidade, têm que estar submetidas a esse organismo internacional”, frisou. E reforçou: “O rigor é muito grande, tem softwares, tem sistemas, tem fiscalização internacional, desse processo de elaboração de vacina, porque toda a humanidade usará e, portanto, poderá ter os benefícios”.

A expectativa de Rui é que uma vacina esteja apta à aplicação no próximo ano. “Não estamos fixando um prazo. Cada anúncio que sai, parece que daqui a um mês teremos a vacina. Não tem em nosso horizonte nenhuma produção de curto prazo”. O governador acredita que as vacinas, mesmo as que se encontra em fases adiantadas de teste, devem estar disponíveis, “na melhor das hipóteses”, na virada de 2021. (Redação)