Estudo aponta discursos racistas de autoridades

Publicação: 21/11/2020 03:00

De acordo com um inédito estudo realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), e pela organização Terra de Direitos, ao menos 49 discursos racistas foram proferidos por autoridades públicas do Brasil desde o início de 2019. Desse número, 12 das declarações foram ditas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Dos casos registrados pelo estado, em somente 20 deles houve um início de procedimentos de apuração dos fatos. No entanto, nenhum dos episódios resultou em responsabilização dos autores.

Entre os autores, assim como o presidente, deputados estaduais proferiram 12 discursos cada. Os demais foram proferidos por responsáveis em cargos de direção e assessoramento do governo federal, como ministros, secretários e presidentes de autarquias, com 11 manifestações racistas.

Na sequência, vêm a categoria de deputados federais, na qual fram registradas seis declrações, vereadores (5) e membros do sistema de justiça, juízes e procuradores (3). (Com agências)