Manaus em colapso por escassez de oxigênio A capital do Amazonas atravessa grave situação, com o estoque dos hospitais chegando ao fim e a internação em massa de pacientes a cada 24 horas

Publicação: 15/01/2021 03:00

A situação na capital amazonense chegou ao extremo ontem, após o registro de falta de oxigênio para pacientes hospitalizados. Em vídeo divulgado pelo Portal Único, o médico e presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, descreveu a situação nos hospitais de Manaus e pediu uma ação das autoridades para restabelecer, de forma imediata, o abastecimento na região.

“Vários hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo ‘ambuzados’ (prática médica que usa um animador manual para simular uma respiração mecânica), mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros”, disse Viana.

O médico ainda ressaltou que a situação já era prevista para acontecer na cidade e solicitou ajuda de outras regiões. “Transportar oxigênio de outros estados, em caráter de guerra, é uma necessidade para salvar vidas”, solicitou.

Desde a última sexta-feira, uma força-tarefa das Forças Armadas teve início para levar 386 cilindros de oxigênio à capital do Amazonas em caráter de urgência. Na quarta-feira (13), mais seis unidades foram entregues pela manhã, em operação que deve durar até o próximo domingo (17). O grande problema é que o volume médio do recurso aumentou onze vezes recentemente, chegando próximo da casa dos 70 mil metros cúbicos, demandando uma operação complexa de reposição.

Ainda ontem, decisões do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) obrigaram duas empresas produtoras de gás medicinal a manter o fornecimento de uma quantidade mínima do produto a um grupo de hospitais particulares de Manaus.

A Unimed de Manaus acionou a Justiça após ter sido informada na terça-feira (12) pela Nitron da Amazônia de que seria suspenso o fornecimento do oxigênio hospitalar devido à falta do produto. Na ação, a operadora alegou que tem contrato com a Nitron desde junho de 2019 e que esta é “a única fonte que abastece os hospitais da Unimed de Manaus” com este gás.

Como medida de emergência, o Distrito Federal vai receber pacientes que foram internados em decorrência de Covid-19 em Manaus e precisam de suporte de oxigênio para respirar. A capital do Amazonas vive uma situação grave, com o estoque dos hospitais chegando ao fim e a internação em massa de pacientes a cada 24 horas. No estado, já são 5,8 mil mortos e 218 mil infecções registradas por conta da Covid-19.  (Correio Braziliense)