Vacinação caminha a passos lentos no Brasil Com nove milhões de doses disponíveis, foram aplicadas, até agora, menos de 40% do total, imunizando parcialmente cerca de 1,7% dos brasileiros

Publicação: 09/02/2021 03:00

Se, há um mês, a cobrança era para dar início à campanha nacional de imunização contra a Covid-19, agora, o país assiste à morosidade do governo em fazer com que as poucas doses disponíveis no país cheguem, de fato, aos grupos mais vulneráveis. Para além da escassez de unidades, a falta de um plano de operacionalização central efetivo levou cada um dos entes federativos a interpretar as prioridades de maneira distinta, o que acaba gerando um descompasso no ritmo de entrega. Enquanto alguns estados zeraram seus estoques e precisaram paralisar os próximos passos, outros não chegaram a conseguir aplicar nem 20% das vacinas.

No total, desde o início da imunização, em 18 de janeiro, cerca de 3,58 milhões de brasileiros receberam a primeira aplicação, uma média de 170 mil vacinados por dia. Os dados são do Painel Covid-19 - Estatísticas do Coronavírus, plataforma criada pelo analista de sistemas e matemático Giscard Stephanou a partir de dados oficiais das secretarias de estado e do Ministério da Saúde. Dos nove milhões de doses distribuídas até o momento, foram aplicadas menos de 40% delas, imunizando parcialmente cerca de apenas 1,7% da população brasileira.

É fato que parte do estoque relativo à CoronaVac está reservada para garantir a segunda dose, agendada para ocorrer até 28 dias após a primeira aplicação. Ainda assim - ao considerar que os dois milhões de doses da Covishield, conhecida popularmente como a vacina de Oxford/AstraZeneca, já foram liberados - o percentual de doses aplicadas em relação às distribuídas deveria estar ao menos em 61%, patamar que o Brasil teria capacidade de atingir, pela experiência com o Programa Nacional de Imunização (PNI), em uma semana.

Em ritmo normal de campanhas nacionais, como a vacinação contra a gripe, o país é capaz de imunizar entre 1 milhão e 1,5 milhão de pessoas em um único dia. Em 2019, por exemplo, o Dia D levou 5,5 milhões de brasileiros aos postos de saúde. (Correio Braziliense)