Pernambuco mais próximo da China Diario de Pernambuco e Xinhua, a agência nacional de notícias chinesa, firmam parceria para trazer o conteúdo da rede asiática para os pernambucanos

Publicação: 06/03/2021 03:00

Não é de hoje que Brasil e China possuem laços estreitos. Seja no âmbito político, econômico ou cultural, os gigantes sulamericano e asiático mantêm um relacionamento que ignora as distâncias geográficas e vai muito além da importante parceria comercial. Essa aproximação também se dá no meio da comunicação. Prova disso é a recente colaboração estabelecida entre o Diario de Pernambuco e a Xinhua, a agência nacional de notícias da China, que mantém um portal em português e, agora, está mais próxima dos pernambucanos. Os leitores podem conferir os resultados desta cooperação, a partir deste sábado, no site www.diariodepe.com.br/xinhua, que terá atualização diária.

Uma coincidência que une os dois veículos de comunicação é a data de surgimento de cada uma. Enquanto a primeira edição do Diario saiu no dia 7 de novembro de 1825, a Xinhua nasceu no mesmo dia e mês, porém em 1931.  “O Diario é o primeiro jornal da América Latina. Ao longo dos anos, teve um trabalho firme para apresentar a situação real do país. É um jornal com opinião justa e confiável. O DP desenvolveu também uma influência relevante no Brasil e, principalmente, na região nordestina”, aponta o diretor da agência, Chen Weihua, ao explicar os motivos da cooperação.

“Anos atrás, tive a oportunidade de visitar a sede do Diario. O espírito e a dedicação dos editores e jornalistas me deram uma forte lembrança. Há muitos anos, a Xinhua está constantemente buscando parceria com as mídias brasileiras em diversas formas. Portanto, a parceria com o DP também foi uma tentativa preciosa. Esperamos que, com os esforços dos dois lados, essa cooperação possa ter um resultado perfeito”, acrescenta Weihua, antes de ressaltar que a agência está instalada há um bom tempo no Brasil.

“Em 1961, a Agência de Notícias Xinhua estabeleceu a filial no Rio de Janeiro, a primeira no país. Com o desenvolvimento das relações China-Brasil e o intercâmbio e a cooperação mais próximos em vários campos, a Xinhua estabeleceu filiais em Brasília e São Paulo”, detalha. Atualmente, a Xinhua possui um total de 180 filiais no exterior, formando uma rede global de coleta de informações de notícias, fornecendo 24 horas por dia produtos noticiosos em chinês, inglês, francês, russo, espanhol, árabe, português, italiano e japonês, no formato de textos, fotos e vídeos.

De acordo com o diretor, os dois países só têm a ganhar com a proximidade entre suas redes de notícias. “Os meios de comunicação são pontes e vínculos que promovem a compreensão mútua entre as pessoas de países diferentes e fortalecem as trocas e cooperação entre os países. As filiais da Xinhua no Brasil dedicam-se a permitir que o público chinês e internacional conheça os eventos noticiosos no Brasil, compreenda os resultados importantes de trocas amistosas e também a aumentar o conhecimento sobre a China do público brasileiro”, conclui Chen Weihua.