Anvisa acelera aprovação da Sputnik

Publicação: 07/04/2021 03:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá enviar uma equipe à Rússia para avaliar as instalações da fábrica da vacina Sputnik V. O imunizante, produzido pelo Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) e pelo Instituto Gamaleya, já foi adquirido pelo governo federal, mas ainda não obteve aprovação de uso emergencial ou registro definitivo da agência reguladora.

A missão de vigilância sanitária foi divulgada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em um vídeo nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro. “Temos nesse contato que o presidente acabou de realizar com o presidente Putin a confirmação do envio da nossa missão, uma missão de vigilância sanitária à Rússia para que possamos efetuar a inspeção nas instalações de produção tanto de insumo quanto da própria vacina”, afirmou. Barras Torres acompanhou a ligação de Bolsonaro ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a aquisição e fabricação da vacina Sputnik V no Brasil.

No último dia 1º, a Anvisa recebeu pedidos de estados para autorizar a importação da vacina russa . Ontem a agência se reuniu com os 11 governadores que protocolaram junto a Anvisa o pedido de importação para a vacina Sputnik V. (Agência Brasil)