Anatel aprova leilão de uso da tecnologia 5G Agência aprovou proposta após análise realizada pelo TCU; faixas licitadas custarão R$ 50 bilhões

Publicação: 25/09/2021 03:00

Adiretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na última sexta-feira, em Brasília, o leilão das faixas a serem exploradas para a oferta de acesso por meio da tecnologia 5G, que amplia a velocidade da conexão móvel. A agência aprovou a proposta após análise realizada pelo Tribunal de Contas da União este mês e realizará o leilão será no dia 4 de novembro.

Com alta velocidade e baixa latência (o tempo de resposta entre o envio e recebimento de dados), a implementação do 5G no Brasil promete trazer diversas inovações tecnológicas que serão refletidas em maior produtividade, avanços na economia e na qualidade de serviços, com diversos equipamentos eletrônicos conectados e inteligentes, como carros, máquinas industriais e aparelhos médicos.

No total, serão licitadas quatro faixas de frequência. Este é o nome dado ao “espaço no ar” por onde passam as ondas eletromagnéticas com os sinais de dados que permitem a conexão entre dispositivos (como smartphones) e torres que enviam esses dados para centrais e realizam a comunicação com outros aparelhos.

O início da oferta está prevista nas capitais do Brasilem meados de 2022. (Agência Brasil)