LICITAÇÃO » MRM assume Adutora do Pajeú

ANDRÉ CLEMENTE
andreclemente.pe@dabr.com.br

Publicação: 22/03/2014 03:00

Triunfo é uma das cidades beneficiadas com adutora (ALEXANDRE GONDIM/DP/D. A PRESS - 18/5/09)
Triunfo é uma das cidades beneficiadas com adutora
O resultado da licitação da construção da segunda etapa de obras da Adutora do Pajeú sofreu um revés. A empresa vencedora no primeiro resultado apresentou dados incorretos à comissão de licitação da superintendência do Departamento de Obras Contra da Seca (Dnocs), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, e foi eliminada. A MRM Construtora, a segunda colocada, assumiu o posto.

A etapa tem orçamento de R$ 89,9 milhões e a construtora ofereceu um desconto de 1,5% do custo para realizar o projeto. A primeira havia ofertado 5,11% de redução para realizar o serviço. Agora, a MRM aguarda outra licitação para poder tocar a obra. A contratação da empresa que vai fornecer os tubos da Adutora deve sair na próxima semana. Essa decisão é pré-requisito para a assinatura da ordem de serviço e o projeto poder sair do papel.

A segunda etapa do projeto da Adutora do Pajeú vai beneficiar 229 mil habitantes em 16 localidades de Pernambuco: as sedes dos municípios de Betânia, Carnaubeira da Penha, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Quixaba, Iguaraci, Ingazeira, Solidão, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho, além dos distritos de Tupananci, no município de Mirandiba, e Riacho do Meio, em São José do Egito. Na Paraíba, serão abastecidas as sedes dos municípios de Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Princesa Isabel, Teixeira e Cacimbas.

O projeto total da adutora tem orçamento previsto de R$ 400 milhões e prevê, ainda, duas unidades de captação no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, nos municípios de Betânia (PE) e Sertânia (PE), 13 estações elevatórias, mais de 400 km de adutoras, 11 reservatórios, com capacidade unitária variando de 200 a 7 mil metros cúbicos.