De roupa nova em 2015 Rede de confecção e acessórios, a Spuk chega aos 21 anos no mercado local e planeja novidades com reformas nas lojas no próximo ano

MARIANA CLARISSA
marianaclarissa.pe@dabr.com.br

Publicação: 23/11/2014 03:00

Daniela e Gabriela Maia, donas da Spuk, herdaram da família a vontade de trabalhar no varejo (EVERSON VERDIAO/ESP. DP/D.A PRESS)
Daniela e Gabriela Maia, donas da Spuk, herdaram da família a vontade de trabalhar no varejo

Foi a experiência familiar no setor do varejo que despertou o desejo de empreender das irmãs Daniela e Gabriela Maia. O resultado da empreitada foi a Spuk, que em 2014 completa 21 anos de atuação no mercado pernambucano, com 15 unidades espalhadas pelo Recife e Região Metropolitana, sendo 13 franqueadas, e uma versão infanto juvenil com duas lojas. Com planos de expansão, as empresárias planejam mudanças no próximo ano.

Com a primeira unidade inaugurada em Boa Viagem, a Spuk, ou fantasminha em alemão, se lançou como marca de roupas infantis. Porém, enxergando melhores possibilidades, passou a comercializar roupas e acessórios para moda adulta, ramo em que se encontrou e que permanece. “Achamos mais proveitoso trilhar os passos da moda adulta, mas o projeto de investir no infanto juvenil não ficou para trás e, há três anos, inauguramos a SpukKids. Hoje, temos unidades nos bairros da Madalena e Boa Vista”, explica Daniela, que ocupa o cargo de diretora comercial na empresa.

Com a tradição de preços acessíveis e roupas versáteis, destinadas tanto para jovens quanto para mulheres mais maduras, a marca prevê para as vendas de Natal deste ano um crescimento de 10% em relação ao faturamento. “Estamos em um ano de muita restrição no uso do crédito e de diminuição no consumo. Esperamos um período mais contido, mas acreditamos no potencial do mercado e de que teremos um bom resultado”, destaca Gabriela, que desempenha a função de diretora administrativa.

Para 2015, as lojas irão passar por reformas visuais e receberão uma nova roupagem na estrutura física. Além disso, as diretoras pretendem realizar estudos para analisar futuras expansões no interior de Pernambuco e em outros estados do Nordeste. “Precisamos de um planejamento e uma estrutura mais completa ”, diz Gabriela. As novas lojas devem abrir em 2016.

Perfil

Spuk

1993
inauguração

15
unidades da Spuk em atuação e 2 da SpukKids

12%
de crescimento em faturamento ao ano

2013
cresceu 5% em relação a 2012

2015
reserva uma previsão de 5% a 10% de aumento do faturamento

9
funcionários é a média em cada loja