Paixão de surfista pernambucano Especializada em artigos esportivos, Bali atua no mercado local há 23 anos, investindo em roupas e equipamentos para prática de surf e skate

Yasmin Freitas
ESPECIAL PARA O DIARIO
yasminfreitas.pe@dabr.com.br

Publicação: 09/11/2014 03:00

Tudo começou em 1991, quando os os amantes do surfe Adolfo Rocha, José Eduardo Machado e Sérgio Machado resolveram transformar o gosto em negócio e, juntos, fundaram a loja Bali, especializada em artigos esportivos e vestuário nos nichos de surf e skate. A primeira, em Boa Viagem, logo passou a funcionar dentro do Shopping Recife e abriu as portas para o crescimento da marca. Hoje, a Bali está presente também em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e em Porto de Galinha, com um total de dez lojas.

O grande diferencial da marca é o trabalho desenvolvido com vestuário de proteção solar, pioneiro no país e carro-chefe da Bali. “Fomos os primeiros a comercializar no Brasil peças de roupa com proteção contra raios ultravioleta para os surfistas. As bermudas e camisas com essa tecnologia são as mais vendidas”, detalha Adolfo Rocha.

Outra prática que garante o sucesso da Bali é a variedade de produtos e o repertório de parcerias. Itens de grandes empresas Brasil e do mundo – como Free Surf Hang Looser, Oakley e Quicksilvere – e também do Brasil – são comercializados pela Bali. “O mercado é vivo, então estamos sempre de olho nos lançamentos, e, principalmente, nas demandas dos clientes. Por isso, fechamos novos acordos e trazemos marcas diferenciadas para o público constantemente”, diz .

Além de comercializar produtos de surfe, a Bali também empresta a marca ao apoio de campeonato do esporte que acontece anualmente no litoral pernambucano. O objetivo, de acordo com Rocha, é manter viva a diversão sobre as ondas e formar novos apaixonados, alimentando o mercado de esportes.

Como toda boa pernambucana, a Bali fincou os pés no estado e daqui não quer sair. Rocha diz que o mercado local é bastante atrativo e vem crescendo. Segundo ele, os custos para levar a empresa a outros estados não compensa. “Fidelizamos clientes em Pernambuco, é por isso que nossas ideias de expansão são apenas para o estado, apesar do convite de outros lugares.” Novas lojas serão abertas no Shopping Metropolitano, que será construído na Zona Oeste do Recife em 2015, e no Paulista North Way Shopping, em Paulista.

Perfil

Bali

1991
Fundação

10
Lojas

130
Funcionários

150 mil
peças vendidas (2014)

15
marcas parceiras