Pão de Açúcar já opera centro de distribuição
Grupo vai centralizar
operações logísticas
em CD no Cone Suape,
que vai atender as
unidades do Norte e
Nordeste. Foram
gerados 570 empregos
ROCHELLI DANTAS
rochellidantas.pe@dabr.com.br
Publicação: 26/09/2015 03:00
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Central de Distribuição no Cabo tem área de 75 mil metros quadrados e capacidade instalada para 60 mil paletes |
O novo CD gerou 570 empregos e aproximadamente mil indiretos. Com o início da operação, os três CDs instalados na capital pernambucana estão sendo transferidos para o local. “Toda a mão de obra foi aproveitada. Com relação aos galpões, dois deles eram alugados e estão sendo entregues e o último é próprio e estudamos a instalação de unidade de uma de nossas marcas”, contou o diretor de Logística do GPA, Marcelo Arantes. Apesar do novo CD já estar em operação, a transferência e chegada total dos produtos só deve ser finalizada em dezembro.
Na central, haverá operação logística de todas as categorias trabalhadas pelo multivarejo: mercearia, não-alimentos, hortifruti e perecíveis. A Via Varejo ocupa os outros 50% da área, para estoques de eletroeletrônicos e móveis. “O local conta com uma câmara fria que já está operando, garantindo a armazenagem desses produtos”, contou Arantes.
De acordo com o diretor, a operação da nova central trará diversos ganhos logísticos. O primeiro deles é a proximidade com os lojistas, reduzindo o risco de desabastecimento. “O tempo de entrega do e-commerce também cairá. O frete nestes casos deve cair em 35%. Há também redução no custo, já que o gasto com transporte passa a ser mais eficiente. Por fim, há a redução da pegada de carbono dos produtos, já que eles estão viajando muito”, elencou Arantes.
O transporte do material para as unidades e para o cliente final é realizado por via terrestre. O fluxo de veículos deve ser bastante intenso. Para se ter uma ideia, mais de 500 carretas devem circular pelo local diariamente. Já a chegada dos itens é, em parte, realizada por meio de cabotagem, via Porto de Suape. “Estamos começando a estimular a cabotagem. Estamos estudando transferir a nacionalização dos produtos importados em Santos (SP) para Suape, reduzindo custos”, disse.
O projeto tem localização estratégica. O Cone Multimodal, plataforma logística onde o galpão foi construído, fica a nove quilômetros do Porto de Suape, com ferrovia ligada ao empreendimento, e a 16 quilômetros do aeroporto.