Empresário movido a açaí Leonardo Lacerda aventurou-se há quase 10 anos no empreendedorismo, com o Ponto do Açaí, e hoje conta com 5 unidades na RMR

Publicação: 31/01/2016 03:00

Lacerda atribui sucesso à qualidade dos produtos, além de um ótimo serviço no final (NANDO CHIAPPETTA/DP)
Lacerda atribui sucesso à qualidade dos produtos, além de um ótimo serviço no final
Administrar uma empresa é tarefa fichinha para quem, entre viagens de idas e vindas para Trento (Itália) e Londres (Inglaterra), passou perrengues dignos de filme, como morar em uma garagem e dormir dentro de uma canoa inflável, além de ficar sem banheiro dentro de casa (ou melhor, dentro da garagem). Essa história pertence ao empresário Leonardo Lacerda, à frente do Ponto do Açaí, hoje com cinco unidades ativas na Região Metropolitana do Recife (RMR) contempladas nos bairros das Graças, Casa Forte, Rosa e Silva, Piedade e Boa Viagem. Além dos crepes, smothies, sanduíches e wraps, o estabelecimento conta com uma carta variada de açaís, e tem vendagem em torno de 13 toneladas da fruta por mês, que se apresenta como carro-chefe da casa.

Se hoje o conforto e a estabilidade fazem parte da vida de Leonardo, nem sempre foi assim. No início dos anos 2000, ele vivia no Recife e não estava satisfeito com o emprego por não enxergar perspectiva de crescimento. Decidiu, então, viajar para a cidade de Trento, ao norte da Itália, para buscar novas oportunidades. Lá, o agora empresário trabalhou como frentista de um posto de gasolina e vivia em uma garagem, pois não tinha dinheiro para bancar um aluguel. “Deixei tudo que tinha e fui me aventurar na Itália na tentativa de ganhar algum dinheiro e melhorar de vida, mas acabei passando por muitas necessidades”, comenta o proprietário do negócio. Vendeu uma moto e investiu no negócio, agora ao lado da esposa, e resolveu reabrir o Ponto do Açaí.

Sucesso
O que faz a marca dar certo, segundo Lacerda, não é apenas a qualidade dos produtos, mas sim uma junção de setores que formam um ótimo serviço no final. “Prezamos também pela boa estrutura, atendimento e excelência. Não focamos apenas no produto’’, comenta o empresário. Outro diferencial da empresa é, além da qualidade, a variedade do carro-chefe da casa. Já são sete tipos de açaí no cardápio, e, daqui a um mês, está previsto o lançamento de outro, o ‘’açaí original’’, que resgatará o sabor original da fruta do Pará.

Neste ano, Leonardo tem o prazer de anunciar o lançamento de mais três lojas, incluindo uma em Maceió, a primeira fora do estado. Com isso, serão processadas cerca de vinte toneladas por mês, mas o empresário não quer parar por aí. “Coloco na minha cabeça que ainda tenho muito a conquistar. Minha meta é bater 100 toneladas de açaí por mês e abrir mais lojas pelo Brasil, iniciando minha caminhada pelo Nordeste.’’

Perfil

Ponto do Açaí
  • Cerca de R$ 400 mil de investimento por loja
  • 5 lojas na RMR
  • 7 tipos de açaí