O charme que ajuda a conquistar o público feminino

Publicação: 20/07/2018 03:00

O varejo da Zona Norte do Recife tem uma característica clara: o público feminino é o foco e tem ampla oferta de produtos e serviços. São salões de beleza e boutiques para elas, que ganham um ponto extra, por utilizarem as estruturas dos charmosos casarões para transformar em unidades comerciais diferenciadas. Na região dos bairros que contempla Graças, Espinheiro, Rosarinho e Encruzilhada, por exemplo, as lojas Avesso, Sianinha e Bouteeque são casos de ocupação de espaços históricos para “vender” moda, principalmente feminina.

Ana Paula Petribú, proprietária da Sianinha, marca presente no mercado há dez anos em Boa Viagem, chegou às Graças, na Zona Norte, há seis anos. A “filial” rapidamente assumiu o status de unidade mais charmosa da rede. “A gente já tinha uma clientela muito fiel, que pedia uma unidade nossa na Zona Norte. Essa demanda nos fez abrir a unidade das Graças. E ela virou uma referência, porque a gente montou em uma casa super charmosa, com quintal, mangueira, fez uma reforma que deixou o lugar muito aconchegante, aplicou uma decoração com guarda roupas antigos, com cara familiar, tipo de avó”, detalha. “Quem vai nela se apaixona e pede para que todas sejam iguais”, brinca.

Para as clientes, Ana Paula garante o conceito mais moderno da moda. “A gente está sempre antenada no que está em alta no mundo, tem um trabalho de garimpo que nos deixa à frente em oferecer o que é novo e tendência. É uma marca nossa. A gente recebe novidades diariamente da moda casual, esporte fino e de festa. Nossa vitrine tem a moda verão desde junho. E, nesse ano, a gente trouxe para as Graças a moda praia completa”, ressalta.

O empresário à frente da Bouteeque, Luiz Peixoto, também aposta na clientela feminina. Presente no bairro das Graças há quatro anos, tem 90% da oferta de roupas de festas para venda e aluguel voltada quase que exclusivamente para o público feminino.

“É sempre mais para a mulher. O homem tem a sua vaidade, fato, mas nunca é igual à mulher. Ela quer coisas mais diferenciadas, tem mais querer, mais audácia nas escolhas. Tanto que, para elas, que têm a maioria da nossa loja, eu ainda aposto em 90% de todo o meu acervo em peças únicas, exclusivas. É meu diferencial no mercado, inclusive”.

Segundo Peixoto, que foca em roupas de festas, como casamentos, eventos de debutantes e afins, é o detalhe que faz a marca da Bouteeque ser referência. “As peças que eu divulgo no Instagram, por exemplo, são individuais. A cliente vem e sabe que terá exclusividade”

Sobre a relação com o bairro, a implantação da loja em um casarão é um ponto extra. “Eu gosto dessa área. De fato, é uma região que tenho um carinho porque não é aquela cara dura que o varejo tradicional tem. É um charme estar nesse ambiente que utiliza as casas antigas, com uma arquitetura diferente. Além disso, o bairro não tem os preços absurdos da Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, por exemplo. A gente pode dizer que é um setor intermediário”.