Nordeste unido para suprir vácuo da Petrobras Copergás e outras distribuidoras de gás da região se colocaram como uma alternativa no mercado

Publicação: 10/08/2018 09:00

Diante da perspectiva de redução gradual da participação da Petrobras na cadeia de gás natural, um grupo de sete distribuidoras de gás do Nordeste, entre elas a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), decidiu lançar de maneira coordenada uma chamada pública para recebimento de propostas para aquisição de gás natural, numa estratégia visando diversificar a compra de suprimento, hoje centrada na estatal brasileira de petróleo. A iniciativa reúne, além de Pernambuco, as distribuidoras dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe (Algás, Bahiagás, Cegás, Pbgás, Potigás e Sergás, respectivamente), somando um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários de gás.

“Apesar de ser elaborada de forma coordenada, a chamada pública não resultará numa compra conjunta de gás natural. Cada companhia lançará o seu próprio edital e realizará a aquisição de forma individual”, explica o assistente de diretoria técnica comercial da Copergás, Fábio Morgado.

“A chamada pública coordenada visa buscar as melhores condições de mercado e identificar outros possíveis ofertantes de gás natural para que se possa garantir não só a confiabilidade do suprimento como também aumentar a competitividade do gás, porque temos a expectativa de que, em havendo uma multiplicidade de ofertantes, haverá disputa de preço e não ficaremos à mercê de um único supridor”, disse o presidente da PBGás, George Ventura, também presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Segundo ele, qualquer produtor nacional ou internacional, importador, ou agente comercializador pode participar da chamada pública, que será lançada no próximo terça-feira com documentos em português e inglês. Segundo ele, entre os potenciais interessados já identificados estão empresas como Shell, Mitsui, Total, Equinor (ex-Statoil), Engie e Exxon.

Fora do eixo Rio-São Paulo, o Nordeste possui o maior mercado do setor de distribuição de gás. As distribuidoras da região atendem juntas 215 mil clientes, em 98 cidades, e possuem 3.616 quilômetros de rede de distribuição, com mais de 12 milhões de metros cúbicos vendidos por dia, o que equivale a cerca de 15% a 20% do consumo nacional. Individualmente, porém, algumas das distribuidoras poderiam não atrair a atenção de grandes players, o que o grupo espera que aconteça ao lançar a iniciativa conjunta.

A Copergás fechou o primeiro semestre de 2018 como a maior concessionária fora do eixo Rio-São Paulo em movimentação de gás, tem uma rede de 763,5 km distribuídos na Região Metropolitana e Agreste do estado, para atender os mais diversos segmentos de clientes (residencial, comercial, industrial, veicular, geração, cogeração e termelétrico) com uma movimentação que varia em uma media de 5 milhões de metros cúbicos/dia. (Da Redação com AE)