Aplicativo aponta onde encontrar o menor preço Ferramenta, lançada pela Sefaz-PE, pretende estimular o comércio de vizinhança em Pernambuco

THATIANA PIMENTEL
thatiana.pimentel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/09/2018 03:00

Os pernambucanos agora têm uma ferramenta exclusiva para identificar os preços mais baratos do mercado local. Trata-se do Menor Preço, aplicativo lançado na última sexta-feira numa parceria da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Os estados, inclusive, são pioneiros no lançamento do aplicativo, assim como o Espírito Santo, que também usa a tecnologia. Para o consumidor, há a possibilidade de optar por qual será o raio da pesquisa variando de um até 20 quilômetros. Com isso, além de incentivar a emissão das notas por parte do comércio varejista, a Sefaz busca incentivar o comércio de vizinhança, uma vez que o consumidor poderá dirigir-se aos vendedores mais próximos e com melhores valores. O sistema utiliza a base dos preços registrados nas últimas notas fiscais eletrônicas ao consumidor ou notas fiscais eletrônicas emitidas aos compradores finais das mercadorias.

Hoje, já há mais de 70 mil estabelecimentos cadastrados em Pernambuco e a expectativa é que até o fim do ano esse número aumente. “Essa é uma forma de estimular o mercado porque quem emitir notas eletrônicas poderão ter essa propaganda de graça, o estado pode aumentar a arrecadação, e oferecer uma ferramenta que ajude no orçamento familiar e permite aos consumidores consumir mais perto de casa, aquecendo a economia local e de vizinhança”, detalha o secretário da Fazenda (Sefaz-PE), Marcelo Barros.

O gestor afirma que o app, desenvolvido com tecnologia da Celepar e com o banco de dados pernambucano, permite visualizar diversos tipos de mercadoria, inclusive celulares, remédios e alimentos. “Eu mesmo comprava um remédio para colesterol por R$ 58. Coloquei para buscar no aplicativo e encontrei a mesma medicação por R$ 37 perto da minha casa”, reforça. Inclusive, há um botão exclusivo para a pesquisa dos preços de álcool e gasolina, que também pode ser feita variando o raio.

“Na prática, é simples. Ou você procura pelo nome do produto ou pelo tipo ou coloca diretamente o código de barras, o que torna a busca ainda mais rápida”, esclarece Barros. Os filtros podem buscar por menor distância, menor preço ou data do registro da nota (data da venda). Uma vez identificado o melhor produto, o consumidor pode ainda ver o histórico de preços deste item no estabelecimento escolhido e ver as rotas a partir de aplicativos de geolocalização que já estão no celular ou mesmo chamar diretamente um uber ou táxi, tudo com alguns cliques. “Essa é a segunda fase desse projeto, que começou em janeiro, quando passamos a utilizar as notas fiscais eletrônicas em Pernambuco. Agora, com o lançamento do app Menor Preço, chegamos a segunda fase desse projeto”, completa Marcelo Barros.

Infelizmente, há algumas distorções entre os preços registrados e aqueles praticados nas lojas. Ao consultar o aplicativo buscando Iphones, por exemplo, a reportagem do Diario identificou diferenças de até 100% entre os preços anunciados na nova ferramenta e os da loja. Nesses casos, segundo o secretário da Fazenda, poder haver uma diferença de informações por causa de alguma promoção ou pelo fim dos estoques dos estabelecimentos cadastrados, ou mesmo uma contravenção. Por isso, o ideal é buscar o produto e ligar para a loja indicada no aplicativo para conferir os valores. Percebendo diferenças muito grandes entre as ofertas, a Sefaz disponibiliza os números 0800-285-1244 e 3183 6401 para denúncias e queixas. O Menor Preço está disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS.