Entrevista // Pierre Lucena Novo presidente do Porto Digital

Publicação: 22/09/2018 03:00

Como fazer um parque já consolidado crescer?
Primeiro, queremos aumentar os números, aumentar não, dobrar o número de pessoas trabalhando, de empresas e de faturamento. Para isso estamos avaliando os cenários. Conversei semana passada com o prefeito Geraldo Julio e a gente quer trabalhar de forma alinhada. Não adianta o Porto Digital atrair investimentos para uma reforma no antigo prédio do Diario de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, por exemplo, se a área da Pracinha do Diario não receber uma revitalização. E essa parte é uma questão da administração pública, então temos que caminhar juntos com a gestão. O Porto Digital já foi protagonista na recuperação do bairro na década de 1990, quando chegamos aqui. Agora, queremos encabeçar uma nova fase de crescimento econômico na região e, só então, expandir outras áreas. Neste momento de transição, estou muito mais ouvindo do que falando. Então, essas são as primeiras demandas que percebi dos atores participantes do parque.

Na prática, qual o plano?
Vamos trabalhar simultaneamente nos eixos de pessoas, negócios e espaço urbano. O projeto é mobilizar empresas, faculdades, investidores e os jovens profissionais, formar uma rede e afinar demanda e oferta. Além dessa integração, vamos vender Pernambuco. Já fiz uma lista com os 200 maiores grupos econômicos do Brasil e oferecer o Porto Digital para eles colocarem os seus institutos ou diretorias de inovação. Isso nos leva ao terceiro eixo, que é o espaço urbano. Junto com as empresas de tecnologia, queremos transformar o bairro do Recife num grande laboratório de experimentação urbana a céu aberto, projeto que será uma ampliação do que já fazemos no L.O.U.C.O. (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados). Todas essas estratégias queremos iniciar já em 2019.

Esse planejamento é independente do cenário das eleições?

Sei que politicamente estamos vivendo um momento de incertezas, mas dentro do mercado de tecnologia, o pior já passou. Então, o que estamos olhando agora são as oportunidades. Provavelmente ainda irá demorar para vermos o crescimento econômico que Pernambuco teve em outros tempos, mas já é possível sentir que o estado voltou a crescer. O PIB, que deve terminar o ano com uma pequena alta (3%), é uma prova disso. Nesta fase, queremos e podemos ajudar o país oferecendo soluções de inovação e de impacto social. Queremos focar na área de transporte e habitação, por exemplo. Imagina usar o Bairro do Recife para testes de carros autômatos? Isso é uma possibilidade que queremos explorar.

Além destes segmentos, quais outros que o Porto deve investir nos próximos anos?
Nosso desafio maior é a profissionalização das empresas que já trabalham conosco. Dito isso, temos interesse em projetos de impacto social e de economia criativa. A gente sabe que Pernambuco é muito forte em audiovisual, então vamos ofertar no mercado uma unidade do Porto Mídia para pós-produção. Também queremos ajudar aos empreendedores e estudantes do interior do estado. Nesta questão, porém, precisamos do governo do estado, porque o Armazém da Criatividade de Caruaru é custeado com dinheiro dos cofres estaduais. Na minha visão, contudo, temos outras cidades que fazem parte da dinâmica econômica local que poderão se beneficiar muito com um investimento deste tipo, entre elas, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina.

E, em relação às incubadoras e a aceleradora que o Porto Digital mantém, ainda são um foco da nova gestão?
Acredito que elas são importantes e foram pioneiras em suas ações no estado, mas, hoje, Pernambuco já tem muitos investidores privados fazendo essa trabalho. O que identificamos, atualmente, através de pesquisas, é que a estruturação do projeto, a transformação de uma ideia em um plano de negócios, é a fase mais complicada para os empreendedores pernambucanos. Então, nosso foco será cada vez mais nesse momento e menos nos investimentos financeiros. Queremos ampliar o Mind on the Buzz, por exemplo e deixar esse jovem, agora com maior domínio do seu objetivo, galgar outros degraus por conta própria. O programa ajuda empreendedores no amadurecimento de suas ideias estimulando a criação de negócios que podem facilmente se tornar plataformas para a criação de produtos e serviços avançados. Esse é nosso direcionamento.