DIARIO NOS BAIRROS » Moradores da Imbiribeira revelam suas histórias Famosos e pessoas que representam a identidade da própria região comentam sobre a localidade

Patrícia Monteiro
Especial para o Diario
economia@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2018 03:00

A praticidade proporcionada pela localização privilegiada e o fato de abrigar o verdadeiro refúgio natural que é a Lagoa do Araçá são as características mais apreciadas pelos moradores do bairro ouvidos pela nossa reportagem. Nos depoimentos de Maestro Spock, Lourdes Tenório e Oni Firmino, estar perto do Recife e também das rodovias e BRs que ligam a capital aos outros estados é ponto de destaque, assim como o caráter de cordialidade e familiaridade dos que residem neste bairro de muito comércio, mas de muita convivência entre vizinhos.

O que eles disseram
  • Maestro Spok, músico, 48 anos
  • Lourdes Tenório, fundadora da Associação dos Amigos da Lagoa do Araçá, 74 anos
  • Onimair Firmino, guitarrista do Faces do Subúrbio, 50 anos.
O que você mais gosta no bairro da Imbiribeira?

Maestro Spok
O fato de estar tão perto do Centro do Recife, mas sem a agitação dele. A proximidade da Mascarenhas de Moraes, que liga esta área central ao aeroporto, facilita muito a vida de quem precisa sempre viajar. Observo que este é um bairro menos vertical. Então, estamos ao lado do Recife, mas como se vivêssemos em uma grande vila, com muitas casas. De famílias que moram no local há gerações. Além disso, é um local de comércio amplo e variado com equipadoras, concessionárias, home centers. E, apesar de estar tão próximo de Boa Viagem, e da praia, tem um custo de vida mais acessível do que o bairro vizinho.

Lourdes Tenório
Gosto tanto deste bairro que moro nele há mais de 50 anos. Gosto do clima, do jeito educado das pessoas e, principalmente, da Lagoa do Araçá com seu espelho d´água tão vasto. A interação entre os moradores que passeiam ao largo dela, no campo de futebol, na quadra de vôlei, é um grande atrativo para mim.

Onimair Firmino
Moro na Imbiribeira desde criança. Por mais que tenha viajado e me ausentado algumas vezes, é lá o meu quartel- -general. As coisas de que mais gosto são a praticidade trazida pela boa localização, próxima ao Centro da cidade, ao bairro de Boa viagem, ao Aeroporto. Além disso, aprecio o material humano pois é um bairro em que a maioria das pessoas têm raízes, onde já moravam seus pais e avós. Onde moro, na Vila, perto do Metrô e da Lagoa, há uma rede de relacionamento e cumplicidade.

Quais locais gosta de frequentar e que indica aos amigos?

Maestro Spok
Vou citar locais de que gosto mesmo, como a Padaria Miramar. Meu pai me ensinou a amar broa, tareco e os de lá me transportam diretamente à minha infância. Gosto também do Bar-Restaurante do Lula, onde como sarapatel, bode, comidas típicas. Costumo, também, levar amigos e conhecidos para conhecer o principal estúdio da nossa orquestra.

Lourdes Tenório
Além da Lagoa, gosto de visitar sempre o aeroporto e de frequentar restaurantes regionais situados na orla da Lagoa como o Lenhador e o Lengo Tengo.

Onimair Firmino
Vou muito à Ilha de Deus, um lugar aprazível, uma comunidade que foi reestruturada há alguns anos. Aprecio, também, a Ação Comunitária Caranguejo Uçá e frequento o Bar da Quitanda, onde escuto rock roll, MPB, um bom som. Faz movimento cultural, shows. Outro destaque é o Bar do Max, onde se vende ótimos crustáceos.

O que precisa melhorar na Imbiribeira?

Maestro Spok
Uma melhor organização do tráfego, já que engarrafamento é um grande problema, principalmente no início da manhã e final da tarde. Se chover, então, a situação fica impraticável. Este, aliás, é um grande problema: o estado em que fica a Mascarenhas quando chove muito.

Lourdes Tenório
No bairro em geral, a questão da segurança. Na Lagoa, a revitalização geral do seu entorno e da pista de cooper, que está se deteriorando. É preciso, também, fazer uma dragagem já que ela está muito assoreada, recebe águas pluviais e, consequentemente, restos de lixo.

Onimair Firmino
Minha rua, por exemplo, possui um problema crônico de saneamento há mais de 20 anos. Muitas da Vila constam como calçadas, mas não são. As pessoas, então, preferem passar pela única via calçada, o que acaba provocando engarrafamento, mesmo no meio de uma vila. Cito ainda a questão da segurança porque, embora para mim que fui criado no local e circulo muito à noite seja mais fácil, para muitos moradores é inseguro estar na rua.