"Poderei ajudar a construir o futuro" Pierre Lucena vai assumir o Porto Digital com três eixos em mente: pessoas, negócios e espaço

Publicação: 22/09/2018 03:00

Pierre Lucena, o novo presidente do Porto Digital, que assumirá oficialmente em 1º de novembro, tem como meta dobrar o tamanho do Porto nos próximos anos. Tarefa ousada levando em conta que o parque tecnológico já é considerado o maior da América Latina, com mais de 315 empresas embarcadas e oito mil trabalhadores. Por isso mesmo, o plano de ação já está sendo desenhado na cabeça do gestor e terá três eixos: pessoas, negócios e espaço. No primeiro, o foco será formação de mão de obra e a ideia de Pierre é formar uma rede de cooperação entre universidades, públicas e privadas, e empresas de tecnologia. Simultaneamente, para atacar o eixo negócios, a estratégia do gestor será lançar um escritório de vendas de Pernambuco, com uma equipe capacitada a esclarecer sobre os benefícios fiscais e estratégicos do estado para as grandes redes mundiais de tecnologia e empresas ligadas à economia criativa, além de investidores.

Já o terceiro eixo, do espaço urbano, volta a ter como alvo o bairro do Recife, numa segunda reocupação da área. “Todo mundo quer trabalhar no Recife Antigo porque existe uma dinâmica econômica e qualidade de vida aqui. Queremos organizar ainda mais a região para continuar atraindo empresas, investidores e mão de obra qualificada”, afirma. O próprio Pierre Lucena dá sua impressão sobre trabalhar na sede do Porto Digital, que fica no Cais do Apolo, como exemplo. “Eu considero a vista da minha janela a melhor vista da cidade. Neste momento, posso dizer que não existe uma pessoa mais feliz que eu com o meu novo emprego em todo o Brasil. Aqui, sinto que poderei ajudar a construir o futuro”, reforça.

Como bagagem, Pierre tem um currículo extenso. É formado em administração, com mestrado em economia e doutorado em finanças, foi coordenador do Núcleo de Pesquisas em Finanças e Investimentos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ex-reitor do Centro Universitário dos Guararapes e vice-presidente do Diario de Pernambuco, último cargo, no qual ficou por seis meses. Na entrevista exclusiva que concedeu ao Diario, indagado sobre como quer ficar conhecido pela sua gestão, ele respondeu: “Pelos resultados”.