IPCA » Prévia da inflação causa surpresa

Publicação: 22/09/2018 03:00

A prévia da inflação oficial no país surpreendeu positivamente em setembro. Com a ajuda da queda nos preços dos alimentos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) subiu 0,09%, o menor resultado para o mês desde 2006, informou nesta sexta-feira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado animou analistas do mercado financeiro ouvidos pela reportagem, que esperavam uma inflação média de 0,17%, e ajudou a reduzir os contratos de juros no mercado futuro. Na avaliação de economistas, o desempenho moderado dos preços aumenta as chances de uma manutenção da taxa básica de juros, a Selic, no patamar atual de 6,5% ao ano.

“O IPCA-15 reforça um pouco a percepção de que a ociosidade elevada tende a manter a inflação baixa. Com atividade fraca, (a ociosidade) pode absorver os impactos do câmbio (sem descontrole dos preços). Portanto, pode diminuir a urgência de se mexer nos juros”, disse Flávio Serrano, economista-sênior do Haitong Banco de Investimento do Brasil. A taxa de inflação acumulada pelo IPCA-15 em 12 meses desceu para 4,28%. (Da Agência Estado)