Mulheres ainda em 2º plano na sucessão De acordo com estudo que será apresentado pela TGI, até mesmo o genro leva vantagem sobre a filha

THATIANA PIMENTEL
thatiana.pimentel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 23/10/2018 03:00

Quando os empresários pernambucanos vão escolher alguém de suas famílias para sucessão de suas empresas, eles preferem os homens. Inclusive, entre a filha e o genro, eles ficam com a segunda opção. Entre mulheres e homens com a mesma qualificação, os homens conseguem cargos mais altos nas empresas locais. Estes dados, que dão um bom resumo do pensamento ainda conservador empreendedores de Pernambuco, são o resultado de uma sondagem inédita da TGI Consultoria em Gestão. A pesquisa A mulher na gestão e na governança da empresa familiar, feita com gestores de 210 marcas do estado, será apresentada na próxima sexta-feira no evento Empresa Familiar Competitiva 2018, no Mar Hotel, em Boa Viagem.

“Para dar uma ideia do preconceito que ainda existe na sociedade pernambucana, em relação a mulheres gerindo negócios, quando a gente começou a disparar os convites do evento, muitos empresários perguntaram se era um evento exclusivamente para mulheres, só porque o foco da pesquisa deste ano é o universo feminino”, explica Georgina Santos, sócia da TGI. Junto a Cármen Cardoso, também sócia da consultoria, ela apresentará os dados compilados da sondagem. “Ainda estamos analisando os números, mas já percebemos que o fato das mulheres não serem as preferidas nas sucessões tem pouco a ver com criação de filhos ou atividades do lar, o que entra na questão é o preconceito mesmo. Por exemplo, a mulher ser gestora de uma consultoria pode, mas se for uma empresa de construção civil ou uma usina, o preconceito impede essa decisão, porque estamos ainda olhando os modelos passados de gestão que surgiram desde a época dos senhores de engenho”, completa.

Seguindo a programação do evento, os empresários da Usina Petribu, Daniela Petribu e Jorge Petribu, debaterão o tema Mitos e tabus da liderança feminina na empresa familiar. Já Edson Menezes, da EMC Consultoria, apresentará a palestra A importância da informação organizada para o bom funcionamento dos conselhos de administração. Trazendo o case da Construtora Carrilho, Fernando Carrilho fará também uma apresentação sobre Evolução de uma família empresária. E, fechando a programação, a sócia do escritório Martorelli Advogados, Fabiana Nunes, falará sobre os desafios do planejamento sucessório. Para se inscrever é preciso entrar no www.tgi.com.br/eventoempresafamiliar.