Sustentabilidade no centro do debate Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua) vai promover, na próxima sexta-feira, um seminário sobre o assunto

Publicação: 20/10/2018 03:00

Temas como poluição, qualidade da água, resíduos sólidos na construção civil, entre outros, serão discutidos na próxima sexta-feira em um seminário sobre sustentabilidade promovido pela Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua). O evento, que será realizado no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), vinculada à UPE, faz parte de uma série de debates que a entidade tem promovido desde o início do ano com o objetivo de aproximar a engenharia de questões que afetam toda a sociedade civil.

“Nós já temos uma programação de eventos voltados para o nosso público, formado por profissionais de engenharia, tecnológicos, geólogos e demais profissionais ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura”, destaca Adriano Lucena, diretor-geral da Mútua. Segundo ele, as palestras tiveram início em maio, quando houve um encontro para debater os problemas de mobilidade urbana.

As palestras terão início às 9h, quando serão discutidos aspectos referentes à poluição. “Vamos trazer o conceito do problema, discutir os diferentes tipos, como a sonora, do ar, e queremos também trazer um debate sobre a água mineral, tratamento, entre outros”, detalha Lucena. A palestra sobre poluição será conduzida por Alex Moraes, doutor em geociências pela UFPE. A discussão sobre água, por sua vez, terá à frente o engenheiro Nilton Nakamura.

“Outro tema em discussão são os resíduos sólidos na construção civil e a solução para eles”, ressalta Lucena. A professora Stela Fucale vai debater o assunto. Na programação, ainda haverá palestras sobre Navios e água de lastro, que será ministrada pela engenheira Maria Calado de Oliveira; Sustentabilidade empresarial, que terá o engenheiro Sérgio Mafioletti como debatedor; Saneamento básico no Brasil, conduzida pelo engenheiro Sérgio Santos Xavier, entre outros. As inscrições no seminário podem ser feitas por meio do site oficial da Mútua.

“Vamos discutir também soluções para cemitérios. Por exemplo, quem teve câncer e passou por algum tratamento de quimioterapia. Quando o corpo é enterrado, há uma ramificação e esse produto vai para o solo”, diz Lucena, acrescentando que é preciso apresentar soluções para que não haja contaminação do solo ou da água.

Até o fim do ano, a Mútua promoverá outros encontros. No dia 23 de novembro, haverá um debate sobre construção envolvendo contêineres e energia renovável para o mercado de placas solares. Em dezembro, será realizada a semana da engenharia, que vai discutir o aquecimento global, a questão dos tubarões na orla do estado, mobilidade e cidades inteligentes, robótica, entre outros. Haverá ações também de replantio e de devolução de espécies de peixes ao mangue, num sinal de que é preciso se preocupar com aspectos ambientais. (Da Redação)