VEíCULOS » Consórcios ganham novo fôlego

Publicação: 15/11/2018 03:00

O reaquecimento da economia e o aumento do mercado de financiamento no Brasil estão estimulando uma velha e conhecida modalidade de crédito: a de consórcios. Puxado pela comercialização de veículos, motocicletas, imóveis e eletrodomésticos, com a venda de 1,882 milhão de cotas e R$ 76,4 bilhões movimentados, o setor cresceu 7,6% entre janeiro e setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foi registrado 1,749 milhão de adesões.

Os dados divulgados ontem são da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac). “O sistema de consórcios não só manteve o ritmo das vendas de novas cotas como ampliou e bateu recorde depois de quase três anos”, afirma Paulo Roberto Rossi, presidente-executivo da entidade. “Nesse panorama, é possível creditar o crescimento ao comportamento de um consumidor mais consciente sobre a modalidade, com maior conhecimento dos conceitos da educação financeira para a tomada de decisões dentro dos limites dos orçamentos pessoais ou familiares.”

Os números são os melhores em muitos anos. Somente em setembro, o sistema registrou a marca de 241,5 mil novas cotas, bem perto das 250 mil comercializadas em dezembro de 2015. Com isso, o mês garantiu a quarta melhor posição nos últimos dez anos. “Os números mostram que os consumidores aprovam o modelo como alternativa”, destacou Rossi.