TECNOLOGIA » Foco na obsessão pelo cliente Gigante do mundo pontocom, Amazon norteia ações para agradar seu consumidor e sempre olhando para um futuro a longo prazo

Publicação: 17/11/2018 03:00

Entre os 14 princípios que regem formalmente as lideranças da Amazon, dois deles são muito exaltados pelos porta-vozes da empresa no Brasil. A obsessão pelo cliente, em vez de foco no concorrente, e o pensamento de longo prazo. Serão esses os segredos do sucesso dessa gigante do mundo pontocom?

Com um valor de mercado que ultrapassou a casa de US$ 1 trilhão na Bolsa de Nova York recentemente e prestes a fechar o quarto trimestre deste ano com um crescimento nas vendas projetado entre 10% e 20% (em comparação com o mesmo período do ano passado), a companhia está posicionada entre os maiores players mundiais quando o negócio é computação em nuvem e varejo online.

Com pouco mais de 20 anos de fundação, a Amazon iniciou suas atividades nos Estados Unidos com uma operação de venda livros pela internet. Hoje está em mais de 180 países, vendendo milhões de itens diferentes, inclusive muitos livros, e não para de se expandir. A mais recente inauguração foi na Turquia, cerca de duas semanas.

No Brasil, a Amazon está há pouco mais de cinco anos, com uma equipe de pessoas cujo quantitativo total não é revelado, assim como quase todas as informações estratégicas da companhia. Está baseada numa operação que ocupa três andares de uma das imponentes torres localizadas ao lado do Shopping JK, na Vila Olímpia (SP), que o Diario de Pernambuco foi convidado a conhecer recentemente. A operação brasileira começou vendendo e-books (em 2012) e, logo depois, passou aos livros físicos (em 2014). Atualmente, a amazon.com.br tem 15 lojas virtuais em seu marketplace que disponibilizam um total de 18 milhões de itens, entre os quais 15 milhões são livros físicos e eletrônicos, sendo este o maior catálogo do país, segundo Daniel Manzini, diretor de varejo de livros impressos da operação brasileira. Também é parte da operação aqui no Brasil, a Amazon Web Service (AWS), braço da companhia dedicado à venda de serviços em nuvem. Apesar de estarem sob o mesmo guarda-chuva, juridicamente são duas empresas diferentes.

Mesmo jovem, a empresa tem uma cultura forte e uma equipe que fala orgulhosa, não só de seu posicionamento de mercado, mas do que a companhia representa em termos de inovação e também do seu modelo de negócio. “Uma coisa muito forte na Amazon é a experiência do cliente. A gente não só ouve o cliente, mas a gente quer inventar coisas que ele nem sabia que precisava. O kindle é um ótimo exemplo. Já existiam leitores digitais, mas um leitor que imitasse papel ninguém nunca tinha pensado e aí isso revolucionou a história da leitura digital”, revela Daniel Manzini ao elencar outros produtos inovadores da Amazon como o Alexa (assistente de voz), o Fire TV (dispositivo de rede e entretenimento projetado para transmitir conteúdo de áudio/vídeo digital) e o kindle Unlimited (programa de assinatura de livros).