CAMPUS MOBILE » Instituto seleciona empreendedores para viagem de imersão

THATIANA PIMENTEL
thatiana.pimentel@gmail.com

Publicação: 17/11/2018 03:00

Estudantes e empreendedores pernambucanos com projetos ligados aos temas de Smart Cities, Smart Farms, Educação e Diversidade já podem se inscrever na 7ª Edição do Campus Mobile, iniciativa do Instituto NET Claro Embratel, com realização do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O programa tem o objetivo de estimular a formação de jovens talentos universitários para atuação de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel e para fomentar o desenvolvimento social do Brasil. As inscrições podem ser individuais ou em equipe com até três membros e estão abertas até o dia 22 de novembro, podendo ser realizadas no https://www.institutonetclaroembratel.org.br/campus-mobile/. Além de orientação para desenvolvimento de 65 projetos e finalização de protótipos, os selecionados ganharão uma viagem de imersão no Vale do Silício, em São Francisco, nos Estados Unidos, onde visitarão a sede do Twitter e do Facebook.

Estão aptos a participar universitários de todo o país que estejam matriculados em um curso de graduação de uma instituição de ensino superior no Brasil e jovens recém-formados em 2017 ou 2018. “Temos muito orgulho do crescimento do Campus Mobile e do comprometimento dos participantes ao longo dos últimos anos. Estamos sempre abertos a dar oportunidades para desenvolver projetos tão interessantes”, comemora Daniely Gomeiro, vice-presidente do instituto. Segundo ela, o Campus Mobile é dividido em cinco etapas: Inscrição das ideias e soluções; Seleção e Divulgação das Ideias e Soluções; Desenvolvimento dos Projetos; Finalização de protótipos; e a Viagem de Imersão no Vale do Silício.

Ainda de acordo com Daniely, na área de Educação, o instituto busca produtos ou serviços inovadores para dispositivos móveis que aprimorem a aprendizagem. Já no tema Diversidade, a equipe avaliará projetos que contribuam com o empoderamento, redução da discriminação e promoção de direitos de mulheres e minorias. As áreas de Smart Cities e Smart Farm, por sua vez, devem estimular soluções que contribuam para a infraestrutura urbana e rural tornando os grandes centros mais eficientes e melhores, assim como melhorando a vida dos moradores de regiões do interior. Vale ressaltar que o Instituto NET Claro Embratel conta ainda com outros projetos como o NETLabTV, concurso de novas ideias de séries brasileiras, que busca identificar talentos criativos de todo o país e gerar mais oportunidades de negócio para o setor audiovisual.