NEGOCIAÇÃO » UE frustra Mercosul

Publicação: 13/11/2018 03:00

Diplomatas do Mercosul deixaram o primeiro dia de negociações com a União Europeia frustrados com a postura de Bruxelas. O sentimento na delegação sul-americana é de que os europeus estão exigindo concessões da parte do Mercosul, sem apresentar contrapartidas suficientes, principalmente no setor agrícola.

Em negociação há 18 anos, o acordo de livre-comércio entre Mercosul e Europa passou a uma fase crítica nesta semana. Bruxelas teme que, com um novo governo no Brasil, as chances de entendimento sejam reduzidas e que os interesses americanos possam ampliar sua presença no Cone Sul.

A UE decidiu convidar uma delegação do Mercosul para tentar, nesta semana em Bruxelas, avançar na negociação, romper o impasse e oferecer, aos ministros dos dois blocos, a possibilidade de fechar um acordo a partir da semana que vem.

Mas, ao final do primeiro dia de encontros, o resultado foi considerado “decepcionante”. Os europeus haviam solicitado concessões do Mercosul, principalmente no setor automotivo e na harmonização de normas para a venda de carros. Isso inclui desde segurança até meio ambiente, além de especificações sobre peças. Para o Mercosul, essa harmonização é considerada delicada, já que colocar os padrões no mesmo pé de igualdade dos europeus significa fechar outros mercados consumidores. Ainda assim, o bloco esteve disposto a mostrar avanços.