Bastidores empresariais

Publicação: 05/01/2019 03:00

Serviços
O GetNinjas elencou os três serviços mais pedidos em 2018 pelos recifenses, que são de reformas e reparos, com pedreiros, eletricistas e encanadores; categoria família, que conta com babás, diaristas e motoristas; e o de assistência técnica, para conserto de eletrônicos no geral. A plataforma, que nasceu da ideia de seu CEO Eduardo L’Hotellier, serve para contratação de serviços e conta com mais de oito mil profissionais cadastrados na capital pernambucana e cerca de 32 mil pedidos solicitados no ano de 2018. A empresa reúne, em um mesmo ambiente, mais de 500 mil profissionais cadastrados em mais de 200 tipos de serviços atendendo em 3 mil cidades de todo o país.

Vinhos
Para José Roberto Dantas, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers em Pernambuco (ABS-PE), existe um otimismo em relação ao crescimento do mercado de vinhos em 2019. As perspectivas positivas são tanto em relação às exportações, que cresceram 45% em 2018, como ao consumo do mercado interno, que teve alta de 5% mesmo em meio ao dólar alto. A ABS impulsiona o mercado através de cursos, como o Curso de Sommelier Profissional, que está com reservas abertas, além do Curso de Introdução ao Vinho, as harmonizações e degustações.

Combustível
Os postos do Nordeste tiveram redução no valor médio dos combustíveis em novembro, de acordo com o Índice de Preços da Ticket Log. De acordo com o diretor-geral de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau, a baixa segue a tendência já percebida desde outubro, reflexo das reduções nas refinarias. Em Pernambuco e na Paraíba, os motoristas pagaram pelo litro do etanol mais barato da região, vendido a R$ 3,299.

Mix renovado
Danielle Viana, superintendente do Shopping Recife, comemora a performance do mall em 2018. O centro de compras recebeu, no ano passado, 38 novas operações, renovando o seu mix em 8%. Além disso, 31 lojas investiram em reformas. O mall ancorou a chegada de redes inéditas no Nordeste, na ocasião, como a sorveteria Bacio di Latte e o shopping pet Cobasi, além da primeira unidade do restaurante Madero em Pernambuco e o Medical Center. O Shopping Recife encerrou o ano com taxa de vacância de 1%: das 450 lojas do mall, apenas quatro estão vagas.

Fintech em alta
Estudo realizado pela Celcoin apontou que o número de agentes Celcoin em Pernambuco ultrapassou a quantidade de casas lotéricas no estado, que são cerca de 438 unidades. A fintech, que transforma o smartphone em uma maquineta de serviços financeiros e permite que os usuários ganhem uma renda extra, conta com 780 agentes em Pernambuco, totalizando mais de 60 mil transações e atendendo mais de 40 mil clientes. Segundo Marcelo França, CEO da Celcoin, a movimentação no estado atingiu R$ 2,6 milhões no último mês.

Marca própria
A Rio Ave expande a sua marca própria de hotéis, lançada em junho passado, com a conversão do Bugan Paiva by Blue Tree Hotels, instalado no litoral de Jaboatão dos Guararapes. Este é o segundo hotel a levar a bandeira Bugan. A primeira unidade foi um hotel de alto padrão em Boa Viagem, no Recife. Segundo Alberto Ferreira da Costa Júnior, diretor comercial, a avaliação positiva do Bugan Recife levou a ampliação da marca no setor de hospedagem e serviços. O novo Bugan Paiva by Blue Tree Hotels, que já atende ao turista de negócios e de lazer e opera desde 2016, seguirá os moldes do Bugan Recife e vai incorporar práticas como a suíte feminina e o café da manhã mais cedo.

Novas operações
O Shopping Patteo Olinda fechou 2018 com resultados positivos. No mix de gastronomia, são quatro novas operações: Bonaparte, Milanese Massas e Carnes, Lud´s e Le Fu. O mall também recebeu as novas lojas da Simone Joias e da Planeta Bombom, além dos quiosques da Chilli Beans, Fábrica de Chocolate, Brasil Cacau e o espaço solidário do Imip. E a superintendente Cristina Veiga adianta as novidades para 2019. “A rede Lojas Americanas leva para o Patteo Olinda, no primeiro semestre, sua nova operação. O mall também receberá uma agência do Bradesco e a primeira unidade do Faaca em Olinda, com previsão para março”, afirma.

Alta temporada
Pernambuco tem o que comemorar com os bons números de ocupação do setor hoteleiro e o Summerville Beach Resort pega carona no bom momento. O hotel em Porto de Galinhas, no Litoral Sul do estado, teve quase a capacidade máxima de ocupação no Réveillon e tem boas expectativas para a alta temporada de janeiro. Sérgio Paraíso, gerente de Marketing e Vendas do Pontes Hotéis e Resorts, estima ocupação de 95,5% neste mês, número que representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. No ranking da origem dos hóspedes, São Paulo, Goiás e Paraná estão no topo da lista. Dos estrangeiros, quem mais desembarca em Porto é Argentina, Uruguai e Portugal.

Moda
A Rota do Mar fechou 2018 com crescimento de cerca de 5% em relação ao ano anterior. A Indústria e Comércio de Confecções Xavier, detentora da marca, ainda comemora a assinatura do contrato de licenciamento para desenvolvimento, produção e comercialização de roupas da Mormaii em 2018. Para 2019, a estimativas são positivas, com expectativa de alta de 15%. Segundo o diretor presidente da empresa, Arnaldo Xavier, a marca pretende atingir todo o território nacional nos próximos cinco anos. Hoje, as vendas em atacado e varejo são mais fortes no Norte e Nordeste.

Construção
A rede de franquias de material de construção Disensa atingiu em seu primeiro ano de operação no Brasil a meta de 90 contratos de franquias de um total de 450 previstos para os próximos cinco anos. Pernambuco conta com 15 lojas convertidas. Para Natália Cid, gerente-geral de Varejo da Disensa, o mercado ainda oferece muitas oportunidades de crescimento. “Com a queda da demanda, aumenta a concorrência e, para sobreviver, faz-se necessário saber se diferenciar. Os comerciantes enxergam que precisam tornar seus negócios mais eficientes e rentáveis. E, na Disensa, eles conseguem boas negociações com fornecedores e maior visibilidade de marca”, diz.

Escritório
A Blackninja inaugura, agora em janeiro, novo escritório no Empresarial Arcos do Poço. Com o novo espaço no Poço da Panela, a equipe passa a atuar usando o conceito de não separar os setores. Segundo a diretora Renata Gusmão, a ideia é estabelecer uma comunicação horizontal e permitir uma maior integração e acompanhamento de resultados. A agência encerrou 2018 comemorando o selo Google Partner, concedido pela empresa norte-americana.