COMéRCIO & SERVIçOS » Espaço para todo tipo de gastronomia GastrôClub Recife inaugura unidade em Boa Viagem com a proposta de oferecer um lugar para cursos e também outras finalidades

Luciana Morosini
luciana.morosini@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/01/2019 03:00

Os apaixonados pelo universo da gastronomia têm o que comemorar com a inauguração do GastrôClub Recife nesta semana. O espaço foi projetado para dar suporte aos profissionais que desejam ministrar cursos nas mais diversas áreas da gastronomia e promete receber culinaristas, chefs de cozinha e curiosos da culinária.  Mas também contará com outras funcionalidades. Com investimento na ordem de R$ 200 mil, a sala tem 55 metros quadrados, foi planejada no estilo auditório, com capacidade para 35 espectadores nas aulas teóricas e 20 nas práticas, e tem uma cozinha bastante equipada.  A casa recém foi inaugurada e já tem planos de expansão.

Até chegar no conceito do GastrôClub, a empresária Ana Letícia percorreu um caminho comum a muitas mulheres: o desejo de engravidar e ter tempo para estar mais perto do filho motivou empreender em seu próprio negócio. Depois de atuar como apresentadora de um programa sobre viagens na TV, que demandava metade do mês ausente de casa, e por quatro anos ter tentado engravidar sem sucesso, Letícia decidiu que era hora de ter um tempo maior para ela. “Pedi demissão e 15 dias depois eu estava grávida de Raul. Daí eu não queria mais voltar para a TV, queria acompanhar o crescimento dele”, diz. A confeitaria entrou por um acaso na vida dela. “Lêda Sampaio veio para minha casa e disse que me ensinaria a fazer bolos. Peguei pela palavra e fui para Teresina, onde ela mora, para aprender”, conta.

O negócio com o Ana Lelis Atelier de Doces logo encorpou. Ana Letícia começou as vendas em março do ano passado, com uma média de um bolo por dia. Hoje já chega a uma média de oito, com recorde no Natal, quando ela fez 18 bolos em um único dia e sozinha. Porém, até chegar ao sucesso que faz hoje, a empresária precisou ir várias vezes para São Paulo para fazer cursos. “Percebi que, além de estar gastando muito dinheiro, estava novamente me ausentando de casa. Foi quando meu marido teve a ideia de termos um espaço no Recife para trazer as pessoas para cá para realizar os cursos”, detalha.

Ela e o marido Eduardo Campos, então, começaram a transformar o espaço em Boa Viagem no GastrôClub Recife. “A sala já era própria, então derrubamos tudo e construímos de novo, um espaço para qualquer tipo de cozinha e muito bem equipado”, explica. Além dos cursos, Ana Letícia explica que o lugar pode também servir para outras finalidades, como para que empresas do ramo alimentício apresentem seus produtos no local e produtoras de televisão usem o espaço como locação, por exemplo. “A proposta é oferecer um espaço para aluguel para quem precise de uma cozinha”, acrescenta.

Entre os equipamentos da ilha estão forno com convecção HPE 80 programável com acionamento de vapor (prática) , mini-forno com convecção, forno elétrico, micro-ondas, cooktop por indução, coifa industrial, batedeiras, liquidificadores e uma infinidade de utensílios culinários. E já existe uma série de eventos programados para o espaço, com o planejamento de chegar entre cinco e seis cursos até o final do mês. Além da estreia com o curso com a própria Lêda Sampaio, a sommelier Amanda Loyo e o boleiro Claudemir Barros já estão na programação. O sucesso na grade, inclusive, pode alavancar os planos de expansão. “Estamos começando na Zona Sul, mas já estamos pensando em abrir uma nova unidade na Zona Norte”, garante Ana Letícia.