EDUCAÇÃO » Especialização em agronegócio

SÁVIO GABRIEL
savio.gabriel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/01/2019 03:00

A cidade do Recife vai ganhar, a partir do próximo mês, o primeiro curso técnico em Agronegócio. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar-PE), a capacitação chegará à capital do estado em formato EAD (educação à distância), mas contará também com aulas presenciais. A primeira turma terá 30 vagas e a expectativa é de que no segundo semestre sejam abertas outras vagas. A demanda pela capacitação foi o principal motivo para inaugurar o novo polo, de acordo com Adriano Moraes, superintendente do Senar-PE.

“Nós já oferecemos esse curso em dois polos, sendo um em Bezerros, o Agreste, e outro na cidade de Parnamirim, no Sertão”, explica, destacando que no caso da capital pernambucana as aulas serão ministradas na sede do Senar, localizada no bairro de Santo Antônio. Cerca de 80% das aulas serão à distância, enquanto 20% do conteúdo será repassado de forma presencial.

As aulas serão gratuitas e, segundo o superintendente, não foi necessário fazer nenhum investimento adicional para levar a capacitação para o Recife. “Já temos o corpo técnico que vai dar todas as orientações e temos um centro de treinamento equipado, com salas climatizadas, laboratório de informática e biblioteca”, informa. A carga horária total é de 1.230 horas divididos em quatro semestres. “É uma capacitação voltada para a gestão da propriedade, e não é focado na produção”, ressalta o superintendente.

De acordo com o Senar-PE, o profissional também planeja e auxilia na organização e controle das atividades de gestão do agronegócio. A atuação desse profissional não se limita a processos internos de uma propriedade, segundo a entidade, podendo também trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.