Inovabra fecha parceria com o Porto Digital Braço de inovação do Bradesco escolheu o parque tecnológico de Pernambuco para estreitar os laços

THATIANA PIMENTEL
thatiana.pimentel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/03/2019 03:00

O Inovabra, espaço de coinovação do Bradesco, destinado à geração de negócios baseado nas tecnologias disruptivas, fechou ontem a sua primeira parceria com uma instituição fora do estado de São Paulo e a escolhida foi o Porto Digital. Em evento na tarde de ontem, o diretor de canais digitais e inovação do Bradesco, Luca Cavalcanti, e o presidente do parque tecnológico pernambucano, Pierre Lucena, assinaram um acordo de parceria na presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio. No projeto conjunto, todas as empresas embarcadas no Porto Digital e as startups ligadas ao parque poderão utilizar o espaço físico Inovabra, na Avenida Paulista, em São Paulo, de forma gratuita, além de participar de mais de mil eventos anuais e de rodadas de investimentos. Os empresários participantes poderão ainda expor projetos para o fundo de investimentos do próprio Inovabra, que tem recursos na ordem de R$ 200 milhões apenas para 2019.

Os projetos que já tiverem algum destaque em negócios fora do Brasil terão ainda a chance de usufruir dos escritórios do Inovabra em Nova York e Londres para fechar parcerias internacionais. Além disso, os empresários que receberem o selo Inovabra poderão também utilizar de forma gratuita outras vantagens do programa como assessoria jurídica, tributária e de marketing. “A gente avaliou diversos polos de tecnologia do país, mas escolhemos fechar com o Porto Digital por causa da maturidade do parque, do envolvimento da cidade nos projetos de tecnologia e inovação e o capital humano pernambucano”, explica Cavalcanti.

Segundo ele, empresas locais de sucesso nacional, como a In Loco Media (geolocalização) e Tempest (segurança cibernética), já participam do Inovabra e permitiram aos gestores perceber o potencial dos negócios pernambucanos. “A partir de agora, todas as empresas locais com foco em blockchain, inteligência artificial, big data, API, computação imersiva e internet das coisas já podem nos procurar.”

Para o prefeito Geraldo Julio, é uma oportunidade também de atração de novos investidores para o estado e geração de emprego e renda. “As startups que utilizaram o Inovabra em 2018 cresceram 54% apenas no ano passado. É isso que queremos para as empresas pernambucanas”, afirma. Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, concorda e acrescenta que essa é uma resposta das demandas locais. “Quando entrei no Porto, ano passado, um espaço em São Paulo foi um dos primeiros pedidos dos clientes e empreendedores ligados a nós e agora podemos oferecer esse espaço sem custo nenhum para Pernambuco”. Além disso, ele afirma que a parceria trará uma nova gama de cursos e rodadas de investimento para o estado. “Somos mais de 300 empresas no Porto e o Inovabra trabalha com 200 startups e mais de 70 grandes corporações de todo o Brasil, além de diversos fundos de investimento. É uma parceria onde todos ganham.”