Bastidores empresariais (25/05)

Sugestões: Etiene Ramos (dpempresas@diariodepernambuco.com.br)

Publicação: 25/05/2019 03:00

Infraestrutura
A Abdib - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base - e a EY concluíram o Barômetro da Infraestrutura Brasileira, um levantamento para ajudar autoridades públicas, agentes institucionais e empresas na formulação e gestão de estratégias e de políticas públicas no desenvolvimento da infraestrutura brasileira. A pesquisa teve a participação de 229 executivos de 110 empresas associadas da Abdib. Esta primeira edição revela um otimismo cauteloso com a economia e o cenário para investimentos e que o setor defende a aplicação de recursos e esforços próprios das empresas para subsidiar o poder público na elaboração de estudos e projetos de infraestrutura, a fim de ampliar a quantidade de leilões e licitações no país.
 
Debates em série
A Associação Comercial de Pernambuco, a primeira instituição empresarial do estado e a segunda do setor no Brasil, volta a debater os grandes temas de interesse de Pernambuco e do país, com o lançamento da Série Debates Empresariais, no próximo dia 30. A abertura tem como convidado o deputado federal Raul Henry (PMDB/PE), com a palestra Economia do Nordeste e Pernambuco. Será das 18h00 às 21h00, no ACP Palace Marco Zero, na sede da entidade, na Praça do Marco Zero. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla.

Roda gigante
Os grandes festivais e festas públicas do país abriram um novo mercado para o parque de diversões Mirabilândia, o principal fornecedor de brinquedos transportáveis de grande porte do Brasil. Com quatro rodas gigantes, de 20 e de 36 metros de altura, as preferidas do público, e equipamentos radicais montados em carretas próprias, o Mirabilândia levou as cores da Samsung para o Lollapaloosa, em São Paulo e, este ano,  o empresário Bruno Peixoto deve fazer mais dez grandes eventos. Já fechou com a Uber para o São João de Caruaru e com o Itaú para o Rock in Rio.

Expo Brasil NE
De 26 a 28 de julho, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, recebe a quarta edição da Expo Brasil Nordeste, reunindo as principais marcas nacionais e tendências de utilidades domésticas, presentes e decoração. O empreendedor da feira, Alexandre Torres de Carvalho, do Grupo ExpoFeira, diz que o evento está consolidado no calendário da região e reúne comerciantes e lojistas de Estados do Nordeste como Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Piauí.

In Loco
A pernambucana In Loco, instalada no Porto Digital, entrou para o seleto ranking 100 Startups to Watch, das revistas Época e Pequenas Empresas & Grandes Negócios e as consultorias Elo Group e Corp.vc. O ranking elege as empresas que apresentam perfil promissor em inovação e com potencial de transformar mercados, impactar consumidores e transformar indústrias. A In Loco foi destaque na categoria de Marketing e Vendas, um reconhecimento pela criação da tecnologia de localização mais precisa do mercado e capaz de mapear a jornada do consumidor no mundo físico e, enviar mensagens contextualizadas via smartphones, isso tudo respeitando a privacidade dos usuários, pois a empresa não coleta ou tem acesso a nenhum tipo de informação pessoal. Mais de 2,2 mil empresas participaram das avaliações e, no funil técnico, foram selecionadas por 80 especialistas das consultorias e das revistas.

Novo reitor
O professor Breno Schumaher é o novo reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em Jaboatão dos Guararapes, e irá conduzir a direção acadêmica da Faculdade dos Guararapes e a direção do Cedepe, ambos no Recife. Ao lado de outras dez instituições de ensino superior no Brasil, a UNIFG integra a rede Laureate International Universities. Entre as missões de Schumaher, estão engajar os talentos locais das instituições e garantir sua  pluralidade e a diversidade das ações, características que já estão no DNA  das marcas. Outra meta é garantir a empregabilidade dos estudantes.

Anjos do Brasil
O Núcleo Pernambuco da Anjos do Brasil promove o Encontro de Investidores, nesta terça, 28, às 10h, no Porto Digital, no Bairro do Recife, para mostrar as oportunidades de investimentos em startups pernambucanas. No encontro, palestra da gestora do Fundo de Venture Capital Criatec 2 para o Nordeste e sócia da consultoria Guimarães Ferreira,  Ana Luiza Ferreira. O Criatec é um fundo do BNDES que entra financia startups entrando como sócio no negócio.

Mais beleza
A beleza continua em alta e cresce em média 2,7% ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A décima edição da Hairnor - Feira da Beleza do Nordeste, será um termômetro do mercado, com a previsão de receber mais de 50 mil pessoas, de 1 a 3 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Cabeleireiros, manicures, maquiadores, esteticistas, profissionais e empresários do setor vão circular no evento, onde foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão em infraestrutura.

Ampla visão
Os empresários Thiago e Augusto Teixeira estão investindo na expansão do grupo Oculum. Depois de lançar o modelo de franchising da rede de óticas multimarcas de luxo, os empresários comemoram a abertura de uma nova unidade no Caruaru Shopping. Em maio, o grupo também abriu uma nova franquia no Shopping RioMar de Aracaju. Do crescimento de 20% no faturamento de 2018, 15% são resultado das novas unidades. Para junho, o grupo prepara a inauguração da primeira Oculum fora do Nordeste, uma franquia em Belém do Pará.

Água de Cheiro
No mercado há mais de 40 anos, a Água de Cheiro abriu sua primeira loja em Olinda, no Shopping Patteo Olinda. Pioneira no mercado brasileiro de franquias de beleza e perfumaria, a marca incluiu a cidade na sua estratégia de expansão no pais e,  principalmente, no Nordeste. “Olinda tem uma população que busca cada vez mais produtos de beleza de  qualidade e acessíveis”, diz Olindo Caverzan Junior, diretor de marketing da Água de Cheiro. A franqueada, a advogada Andreza Correia, vê oportunidade de crescimento do segmento de beleza em Pernambuco e já pensa em ampliar sua atuação.