COMéRCIO & SERVIçOS » Dona Fórmula passa a ser A Fórmula A portabilidade será concluída dentro de um mês nas cinco lojas no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes

Publicação: 18/05/2019 03:00

Até junho, muitos clientes das farmácias de manipulação Dona Fórmula, podem se surpreender ao chegar nas lojas. A fachada será outra. A rede pernambucana, fundada em 2012, pelo farmacêutico José Andrade Filho, volta ao berço da baiana A Fórmula, criada há mais de 30 anos pela família Andrade.

A portabilidade, orçada em R$ 500 mil, faz parte dos planos de expansão das duas empresas que atuam com o crescente mercado de produtos farmacêuticos, feitos individualmente conforme a receita prescrita para cada cliente. “Não concorremos com drogarias. Nosso serviço é bastante diferenciado, atendemos um nicho que a indústria farmacêutica não consegue e cada vez é mais demandado pelos consumidores”, afirma Bruno Costa, diretor executivo nacional de A Fórmula.

Com 90 lojas em 15 Estados do país, a empresa cresceu em cima do sistema de franchising, independente da crise, aumentando entre 12 e 15 lojas por ano, nos últimos três anos. Para 2019, a previsão é manter o ritmo e ampliar o faturamento que, em 2018, atingiu R$ 110 milhões. “Este ano projetamos chegar a R milhões de faturamento mas acreditamos que o número ainda pode ser maior. Com a portabilidade da Dona Fórmula, podemos ampliar a projeção de 2019 em mais 30%”, calcula Costa, adiantando os planos de ter pelo menos mais dez lojas franqueadas este ano no Brasil.

Os planos se baseiam no comportamento dos consumidores que se preocupam cada dia mais com a prevenção de doenças e buscam diferenciais que só a farmácia de manipulação oferece. “Hoje conseguimos produzir as doses recomendadas dos medicamentos em diversos veículos. Um sachê, um flaconete ou uma barra de chocolate. Essa facilidade dá mais facilidade aos clientes e o custo pode ser até menor se comparado à produção industrial se juntarmos as substâncias que o cliente precisa em formulações únicas”, explica o diretor.

Responsável pela maior fatia do faturamento da rede A Fórmula, a manipulação se estende a praticamente todas as especialidades médicas e em produtos de higiene e beleza, como xampús e hidratantes, muito demandados por dermatologistas. Nos laboratórios da empresa, existem mais de 4 mil substâncias disponíveis para prescrição. E a linha de produtos de marca própria é bastante diversificada, com chás e sucos funcionais e outros produtos que ajudam no emagrecimento e reforçam os efeitos da prática de exercícios físicos.

Trocando bandeiras

A portabilidade de marcas ou troca de bandeiras foi iniciada pela A Fórmula justamente em Pernambuco, há dois anos, quando a loja em Salgueiro de uma franquia regional do mesmo ramo, passou para a rede baiana. O empresário Clériston Oliveira e seu sócio, Leandro Carvalho, precisavam de mais suporte para seus planos de crescimento e gostaram da mudança.

Ainda em 2017, abriram outra unidade em Juazeiro do Norte, no Ceará, e Carvalho, sozinho, adquiriu uma outra em Paulo Afonso, na Bahia. “Em Juazeiro, a loja faturava abaixo da média mas conseguimos triplicar o faturamento, investimos em troca da equipe, ações de marketing e palestras, apresentando a marca, e até contratamos uma nutricionista para visitação médica, o que ajudou muito a divulgar a linha de suplementos”, explica Oliveira.

A Fórmula, segundo ele, é um nome forte no Brasil e em Salgueiro é líder de vendas no segmento, em todos os produtos oferecidos, enquanto em Juazeiro do Norte os clientes consomem mais a linha de produtos para longevidade e nutrição esportiva. “Continuamos com planos de expansão e estamos estudando cidades das regiões em que atuamos. Se aparecerem oportunidades, vamos abraçar”, declara o empresário.

Com mais duas lojas na Bahia onde ocorreu a mudança de bandeiras, A Fórmula aposta em Pernambuco, especialmente no interior, para acelerar sua ampliação no Nordeste. “Pernambuco sempre foi prioridade para nós e o Recife é um dos maiores polos de negócios do Nordeste.  Voltamos com uma enorme base de clientes fidelizados pela  Dona Fórmula que tem princípios e valores muito similares aos nossos”, reforça Bruno Costa.