SAúDE » Igenomix aposta no potencial da reprodução assistida no Nordeste

Publicação: 25/05/2019 03:00

A espanhola Igenomix, presente em 14 países e referência internacional em pesquisas e tratamentos de Fertilização in Vitro (FIV) acaba de desembarcar no Nordeste por Pernambuco. Presente no Brasil desde 2013, com uma unidade em São Paulo que elevou o país a seu terceiro mercado mundial, a empresa abriu sua segunda unidade no país no Shopping RioMar, no Recife, há um mês, a fim de atender à região.

“O crescimento do Nordeste na área de Reprodução Assistida vem se acentuando nos últimos dois anos com o aumento da procura pelos tratamentos de FIV.  Do Recife podemos atender melhor à demanda, que estava reprimida e é crescente, por nossos testes genéticos para a saúde da mulher, fertilidade do casal e prevenção de doenças genéticas na região”, justifica a diretora da Igenomix, Marcia Ribodi.

No Brasil, o setor de Reprodução Assistida movimentou R milhões em 2018 e pode avançar mais em 2019. Com um faturamento global de 59,4M€, a Igenomix cresceu 44% no ano passado e, este ano, espera uma elevação de 40%.

Segundo Márcia Ribodi, a FIV já é muito mais acessível, tanto em valores como em condições de pagamento. Embora os planos e convênios de saúde no Brasil ainda não cubram os tratamentos de reprodução assistida, cada vez mais pecientes estão conseguindo a cobertura. “Principalmente quando o tratamento é necessário para prevenir doenças hereditárias nos descendente,mas também quando a FIV é indicada para conseguir a gestação em virtude da saúde do casal. São casos de doenças raras, e não podemos esquecer que a alta porcentagem de consanguineidade que existe no Nordeste leva ao aumento de casais com riscos de passar a seus descendentes doenças que hoje podem ser evitadas”, explica a diretora.