ESPAçO DO SEGURO » Proteção para além da residência

por ESTÚDIO DP
dpempresas@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/05/2019 03:00

O seguro residencial, diferente do condominial, não é obrigatório. Mas nem por isso ele deixa de ser fundamental, principalmente porque o que acontece dentro do imóvel é de responsabilidade do proprietário e não do condomínio. Então estar acobertado pode evitar um desgaste desnecessário, além de um gasto que está fora do orçamento. Assim como a proteção para o condomínio, que garante cobertura para incêndios, queda de raios e explosões, o seguro para residência tem as mesmas proteções, mas vai muito além. É uma prestação de serviço que está bastante avançada. São tantas as coberturas que o seguro residencial pode oferecer que muitas delas não são nem de conhecimento do contratante. Ele acaba perdendo de usar um serviço que já está pago, dentro da franquia do seguro, por não saber que ele está incluso. O mais conhecido é a assistência 24 horas, que inclui serviços hidráulicos e elétricos sem custo extra.

“Se precisar de um serviço, já pagou a conta. E a vantagem é a responsabilidade de quem vai prestar o serviço. Se contratar qualquer pessoa, não tem a quem cobrar. Mas se for alguém recomendado pela seguradora, tem a quem gritar”, afirma Carlos Valle presidente do Sincor Pernambuco e proprietário da Valle Corretora de Seguros. Mas você sabia, por exemplo, que o seguro da sua residência pode incluir a proteção para caso o seu celular seja roubado ou furtado fora de casa? Por isso, é importante consultar um corretor de seguros para avaliar as sua necessidades e ter conhecimento de todas as coberturas que estão inclusas na sua apólice, para assim fazer melhor aproveitamento do que a seguradora tem a oferecer.

Falta conhecimento ainda para entender que o seguro residencial é uma escolha, que não deve ser evitada, mas que o condominial é obrigatório por lei. A princípio, logo se pensa em mais um gasto a ser arcado pelos condôminos, que muitas vezes sofrem com os custos altos das taxas ordinárias e, eventualmente, extraordinárias. Mas, considerando todos os aspectos, a obrigatoriedade pode se tornar positiva, levando em conta todas as vantagens que o seguro pode trazer. Ele garante a proteção para o condomínio e também para o síndico, podendo evitar que, em qualquer eventualidade, os gastos pesem ainda mais no bolso dos moradores.

Saiba mais

Seguro residencial dá direito a serviços como assistência 24 horas, que inclui serviços hidráulicos e elétricos sem custo extra.

Existem contratos que incluem proteção inclusive para o caso de roubo ou furto de celular mesmo que tenha ocorrido fora da residência