ESPAçO DO SEGURO » Seguro ou plano de saúde? Saiba as diferenças

por ESTÚDIO DP
dpempresas@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/05/2019 03:00

Os planos de saúde já entraram na lista de custos essenciais da maioria dos brasileiros. Tudo para suprir as falhas já conhecidas do sistema público nacional. Atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), o Brasil possui 47 milhões de beneficiários em planos privados de assistência médica com ou sem assistência odontológica. Em Pernambuco, hoje são 1,3 milhão de usuários. Mas, apesar da alta demanda, a crise econômica afetou bastante o setor. Nos últimos três anos foram mais de três milhões de beneficiários que rescindiriam os contratos, de acordo com a ANS. Mas, o cenário tende a melhorar este ano. No ano passado, em comparação com 2017, houve um aumento de 0,2% no número de usuários de planos de saúde. É o sinal de que os usuários estão voltando. E os corretores já se animam com o mercado que tende a voltar a crescer até o final deste ano.

Para se ter uma ideia do potencial do seto no Brasil, nos estados do Nordeste, o índice de cobertura dos planos de assistência médica tem índice entre 10% e 20%. Além disso, no país, 742 operadoras atuando no segmento, dependendo da região e estado de atuação. O que muitos consumidores não sabem é que o mercado dispõe de duas modalidades de prestação de serviço: o Seguro Saúde e o Plano de Saúde. Do ponto de vista legal, segundo as regras da ANS, um seguro saúde também é um plano de saúde. Na prática, há diferenças na forma de prestação de serviços. No Seguro Saúde, o reembolso é a regra. Isso quer dizer que o segurado pode escolher qualquer profissional para seu atendimento, mesmo aqueles fora da rede referenciada, e ter o valor reembolsado. No entanto, o valor reembolsado pode não ser 100% o valor da consulta. Os valores de reembolso são acertados já na dicussão do contrato, quando os termos estão acordados.

Já no Plano de Saúde, o reembolso geralmente só está disponível para planos mais  ou os mais antigos. Na maioria dos casos nessa modalidade, os clientes têm acesso somente à rede referenciada dos planos contratados. No mercado, os planos de saúde são oferecidos em algumas modalidades: individual (sob medida para uma pessoa), familiar (contrato para toda a família), coletivo por adesão (geralmente contratado por sindicatos e associações de classes profissionais) e empresarial (é contratado por uma empresa para oferece assistência seus colaboradores. Se tornou a prática mais frequente disponibilizada pelas operadoras principalmente porque os reajustes são calculados de acordo com a sinistralidade das vidas do contrato e não segundo os índices da ANS). No fim, tanto o Seguro quanto o Plano são opções para ter uma assitência em caso de problemas de saúde. As informações e detalhes do contrato podem e devem ser discutidas junto com o corretor, que saberá oferecer a melhor opção para o seu perfil de consumidor.

Mais vantagens
Em tempos de arrocho financeiro, oferecer novas oportunidades de parcelamento é um diferencial. Por isso, a Tokio Marine está aumentando as vantagens para os produtos de automóvel. A partir de agora, os clientes da seguradora poderão realizar o pagamento em 12 vezes sem juros no cartão de crédito em todo o portfólio. Entre os produtos da empresa estão Tokio Marine Auto, Tokio Marine Auto Clássico, Auto Roubo+Rastreador, Tokio Marine Auto Popular e Auto Frota. Segundo Ronaldo Dalcin, Superintendente Comercial Varejo Nordeste – Tokio Marine Seguradora,  é importante recorrer a um Corretor de Seguros que é quem poderá verificar qual dos produtos corresponde melhor a necessidade dos Segurados.

SAIBA MAIS

  • Após três anos em queda, em 2018 o número de usuários se manteve estável.
  • O Brasil possui 47 milhões de usuários, sendo 1,3 milhão em Pernambuco.
  • O Nordeste tem índice de cobertura dos planos de assistência entre 10% e 20%