PERFIL EMPREENDEDOR » Uma executiva em gestão da saúde Sócia do grupo José Rocha de Sá, Érika Rocha não resiste a um novo desafio para sua veia empreededora

Publicação: 25/05/2019 03:00

Ela tem a mesma idade do grupo José Rocha de Sá, fundado por seu pai, o médico radiologista José Rocha de Sá, em 1968, no Recife. Tem também o mesmo espírito empreendedor e a dedicação necessárias para fazer um negócio dar certo e resistir à crises, mudanças tecnológicas e desafios da área de saúde.

Formada em Administração de Empresas, com especialização em administração hospitalar e MBA em gestão de serviços, a empresária Érika Rocha, gere o setor financeiro e administrativo das quatro unidades do grupo: duas do Instituto José Rocha de Sá; a Multimagem Diagnósticos e o Centro de Medicina Nuclear (Cemupe), empresa pela qual passou a ser sócia, há cerca de 30 anos.

A iniciativa para o universo empresarial começou quando, ainda na faculdade, vendia cachorro quente com um colega na Pracinha de Boa Viagem; seguiu com a produção de queijo coalho na fazenda da família, e quase ia parar na fábrica da Brahma, no programa de trainee da companhia. “Mas ao saber disso, meu pai me chamou para trabalhar com ele. Era o início da informatização e coordenei a implantação dos primeiros computadores na nossa primeira unidade, na Boa Vista, customizando um sistema próprio com uma empresa especializada que nos atendia”, relmbra  Érika Rocha.

A percepção de oportunidade, que não falta num perfil empreendedor, fez ela abrir, em 1995, a primeira lavanderia hospitalar de Pernambuco, a Hospitalav – administrada, paralelamente, ao trabalho no grupo, até 2015, quando foi vendida. “Chegamos a lavar 12 toneladas de roupa hospitalar por dia, funcionando 24 horas, com 100 colaboradores”.

O trabalho na lavanderia acontecia junto com a expansão do grupo que instalou o Tomocentro, no Hospital Santa Joana, e a Radiax, no Hospital Português. Dois anos depois, foi a vez do Hospital Albert Sabin contar com uma filial da Multimagem.  Há cerca de dois anos e meio, Érika Rocha assumiu a presidência do Conselho de Gestão do LIDE Mulher, em Pernambuco, mostrando que sempre se arranja tempo para novas experiências. “Sou muito pragmática, consigo me organizar. Durante 17 anos fiz ginástica às cinco da manhã para não atrapalhar a convivência com os meus filhos e abandonei as reuniões à noite. Quando entrei no LIDE Mulher saí da zona de conforto, passei a conviver com empresárias do agronegócio, da moda, do meio jurídico e a receber muito conteúdo, diversidade. Acho que recebo até mais do que dou a elas”.

Planos e ação

Agora num ritmo mais compassado, o grupo espera, no segundo semestre adquirir um PET-CT para o Cemupe, um equipamento de alto custo, orçado em US$ 1,4 milhão. No Recife, só o Hospital Português e o Imip dispõem do equipamento que realiza exames de estadiamento para pacientes que já tiveram câncer e é capaz de detectar se há outros nódulos em formação.

Enquanto avalia o mercado para o novo investimento, Érika já deu início à ampliação do Instituto José Rocha, do Derby, que terá uma nova fachada voltada para a Av. Agamenon Magalhães e fica pronta até o final do ano. “Ainda estamos decidindo, com os sócios, se vamos deixar o serviço mais completo com ultrassom, densitometria, colposcopia e raio X, como oferecemos na filial da Av. Rui Barbosa, ou se vamos colocar uma segunda ressonância”, revela.

3 perguntas // Érika Rocha, Empresária

Que conselho daria a um jovem empresário para ter sucesso no mundo dos negócios?

Diante dessa pergunta me vejo nesse momento mãe de uma adolescente prestes a fazer vestibular e, como todo mundo ao escolher uma profissão, o que almejamos é ter sucesso, reconhecimento, ser feliz. Nada disso chega sem irmos na base que é a informação, o conhecimento. Hoje em tudo que pensamos e nos propomos fazer, devemos buscar todas as fontes de informações, que estão bastante acessíveis. Temos o conhecimento universal de tudo e “quem tem informação tem conhecimento, quem tem conhecimento tem poder”. O segundo conselho, é ter perseverança. Nem sempre atingimos nossos objetivos de imediato, tudo tem seu tempo, persista, não desista nunca. Desde o início da vida profissional, ao começar na faculdade, busque estar perto de pessoas que agreguem valor à sua vida pessoal e profissional, que se alinhem com sua cultura pessoal. Por último, para um jovem, o que para mim sempre foi muito importante: saber escutar!  Saber ouvir é um grande exercício de humildade.

A liderança feminina é diferente da masculina? O que cada uma tem de melhor?
Sim. Mulheres têm características diferentes de homens, o cérebro funciona de forma diferente e precisamos respeitar isso, tirando proveito do que cada um tem de melhor. Na minha percepção a mulher, mesmo num alto cargo executivo, busca criar mais relações, é mais democrática. Ainda hoje percebo que o homem se arrisca mais, como se tivesse uma autoestima mais elevada, mas tenho conhecido mulheres incríveis dentro das suas atividades que, com seu empenho, seu talento, a cada dia me fortalecem.

Que outras atividades, profissionais e pessoais, espera realizar?
Entre as profissionais meu grande desejo é dar continuidade a essa grande empresa, construída há 50 anos. O seu presidente, José Rocha de Sá, traçou uma trajetória de muito respeito e credibilidade e tenho responsabilidade com tudo isso. Já no campo pessoal, como toda mãe, ver meus filhos felizes nas suas escolhas e responsáveis por elas. Somos eternamente responsáveis pelas escolhas que fazemos ao longo da nossa trajetória.