Uma linha direta entre Suape e Santos Serviço expresso de cabotagem começa a operar em junho e vai gerar mais movimento no porto pernambucano

Luciana Morosini
luciana.morosini@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/05/2019 03:00

O Porto de Suape passa a operar uma linha expressa de cabotagem com o porto de Santos, um serviço importante que vai ligar diretamente o maior porto do Nordeste com o mais importante porto do Brasil. A previsão é que a rota direta comece a funcionar no próximo mês e a expectativa é que, naturalmente, ela gere um aumento na movimentação em Suape. Isso porque a linha expressa será bastante atrativa porque vai reduzir o tempo de navegação de oito dias para três no sentido Santos-Suape.

Segundo Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape, o projeto da linha direta por navegação costeira é importante para o porto pernambucano. “Esse é um projeto bem legal. Suape tem se consolidado cada vez mais como centro de distribuição na região Nordeste e essa linha torna a cabotagem bastante competitiva. Ela tende a reforçar mais cargas vindo por Suape”, afirma. Além disso, Cerquinho pontuou que esse serviço expresso não chega para suprir qualquer carência do meio terrestre, já que esse é um desenvolvimento natural da cabotagem. Ele também ressalta que, de alguma forma, com o aumento na movimentação do porto, os caminhoneiros também podem ser impactados de forma positiva no estado. “Os caminhoneiros levam as cargas do porto até os clientes e, desta forma, terá mais cargas para eles transportarem”, completa.

Um dos principais atrativos da linha direta é a agilidade na entrega das cargas, tornando a cabotagem atrativa. “Posso comparar com o que era antes da chegada deste serviço. As linhas faziam paradas em vários portos, como Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Suape. Todo esse processo, parando nos portos, fazia com que demorasse oito dias até chegar em Pernambuco. Com essa nova modalidade, chega em três dias, agiliza bastante”, detalha Cerquinho. Porém, apesar da expectativa de incremento na movimentação em Suape, ainda não é possível prever de quanto será esse crescimento. “A questão é que essa carga já vinha, só que demorava mais. Agora vai ficar mais atrativo, mas não sei quanto vai migrar do transporte rodoviário”, acrescenta.

De acordo com o Instituto de Logística Suplly Chain (Ilos), entre junho de 2018 e fevereiro deste ano, a cabotagem cresceu 14,8% no sentido do Sul e Sudeste para o Nordeste. Já no trajeto contrário, o incremento foi de 21,3%.

Outro assunto que está em pauta no Porto de Suape é a parceria privada com o governo federal. Leonardo Cerquinho tem uma reunião agendada nesta segunda-feira em Brasília para discutir o projeto.

“Temos feito reunião quinzenalmente. Estamos começando a traçar o que é necessário para discutir com o governo o escopo do projeto”, diz o secretário. O objetivo é definir o melhor modelo administrativo para a parceria.