Workshop sobre os caminhos da mídia Jornalismo 4.0: o futuro já começou é o tema do encontro que vai tratar do presente e do futuro da comunicação

Publicação: 25/05/2019 03:00

Com a proposta de discutir o futuro do jornalismo e da comunicação, o Grupo R2 promove um workshop com o time de jornalistas do Diario de Pernambuco. O evento vai debater e apresentar os novos caminhos dos modelos tradicionais de mídia, temas relevantes a serem abordados, além das possibilidades que as redes sociais e plataformas digitais trazem à atividade de comunicação. Discussão essencial para estudantes de jornalismo, jornalistas, fotógrafos, social medias, comunicadores em geral e interessados nos temas, os painéis vão mostrar como devem ser tratados assuntos delicados, de humor e impacto social, assim como informar e opinar dentro dos 280 caracteres ou no YouTube. O encontro será no dia 5 de junho, das 9h às 12h e 14h às 18h, no auditório do Porto Digital. Entre outros prêmios, os participantes concorrem a uma imersão de uma semana na redação do Diario.

De acordo com a diretora de marketing do Grupo R2, Tatiana Sotero, trata-se de mostrar como funciona na prática toda a teoria que se aprende na faculdade, mais o que vem sendo discutido pelos agentes da comunicação quando se trata de modelos de informação e produção de conteúdo jornalístico. “O Diario de Pernambuco consegue manter um modelo tradicional de informação, que é o impresso, mas integrou de forma bastante forte as redes sociais, o canal no YouTube, entre outros modelos que colocam o conteúdo produzido do jornal impresso e do site do Diario em alcance de veículos nacionais, por exemplo”, destaca. “O tema do workshop é Jornalismo 4.0: o futuro já começou por isso. É o desafio de produzir para a nova forma de consumir informação, apresentado por um time que está por dentro dessas mudanças. O workshop vem para dar todo esse panorama”.

Os painéis serão apresentados pelos jornalistas Fred Figueirôa (O jornalismo na era das redes), Jaíne Cintra (Convergências: a notícia em diferentes suportes), Rodolfo Bourbon (A arte do jornalismo popular. Sim, é possível se informar e rir), Marcionila Teixeira (por um jornalismo mais humano), Silvia Bessa (Storytelling – reportagem com coração e alma) e Vandeck Santiago (A formação do jornalista e o jornalismo do futuro). As incrições estão disponíveis no site www.diariodepernambuco.com.br/workshopdp e custam R$ 160 e R$ 80 (meia). O evento tem patrocínio da Brava Comunicação e garante certificado.