COMéRCIO & SERVIçOS » Aumenta a demanda para saúde dos pets Com crescimento de 49% desde 2013, o mercado nacional de animais de estimação abre espaço para novos serviços veterinários no Recife

Etiene Ramos
dpempresas@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/08/2019 03:00

Eles já são 140 milhões no Brasil, o segundo principal mercado pet do planeta, com participação de 5,2% e à frente do Reino Unido e da Alemanha, cada um mordendo uma fatia de 4,9%.  Em primeiro lugar estão os Estados Unidos que detêm 40% do faturamento de varejo do setor, em escala global.  Os animais de estimação estão presentes, cada vez mais, nos lares e movimentam um mercado brasileiro que deve faturar R$ 36,2 bilhões em 2019, ou 5,4% a mais do que em 2018, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), com sede em São Paulo. Em todo o país, cresce a procura por serviços e produtos para os pets, tratados como membros da família e que vivem mais, exigindo mais cuidados e novas especializações da medicina veterinária.

Em Pernambuco, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV)-PE) tem registrado 129 consultórios, 85 clínicas, 14 laboratórios, e seis hospitais e, de acordo com o presidente do CRMV-PE, Marcelo Teixeira, ainda há muito espaço no mercado estadual.  Fundador do Grupo Harmonia, há 26 anos ele abriu no Recife, em Casa Forte, o primeiro hospital veterinário do Norte e Nordeste, depois uma  filial na Madalena, e nesta segunda-feira, 28,  chega à Zona Sul, em Boa Viagem.  

Diferente dos primeiros, o novo prédio foi planejado para ser um hospital veterinário, com 1.200 metros quadrados de área e alas exclusivas para cães, gatos e animais silvestres - comunidade que cresce a cada ano na preferência. Com um investimento que passa de R$ 1,5 milhão, o novo Hospital Veterinário Harmonia (HVH) tem  capacidade para realizar 100 consultas e dez cirurgias por dia, e reúne as outras empresas do grupo: a Inova, que realiza serviços de imagem, e o laboratório Neolab.

Diante de um mercado que, segundo o IPB, cresceu 49% desde 2013, quando os dados começaram a ser tabulados, o diretor geral do HVH, Marcelo Teixeira, entende que quem oferece serviços de qualidade, pode buscar uma fatia maior do bolo. "Temos um público mais exigente, que demanda especialidades mais refinadas da medicina veterinária, profissionais qualificados e novas tecnologias. Tudo que oferecemos desde o começo”, explica Teixeira, também professor de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Apesar do Recife, junto com Salvador e Fortaleza, ser um polo de referência na formação de profissionais para a veterinária, segundo o professor, falta pessoal qualificado, com especializações em dermatologia, cardiologia, ortopedia, endocrinologia e até neurocirurgia para os pets.

Para dar conta da carência, o grupo Harmonia desenvolveu sua própria política de qualificação de veterinários. Eles entram nos hospitais  como estagiários, passam a ser trainees e se tornam aptos a seguir o padrão de qualidade e especialidades exigido pelo mercado.