Bastidores empresariais (21/09) Sugestões: Etiene Ramos (dpempresas@diariodepernambuco.com.br)

Publicação: 21/09/2019 03:00

Natureza no Shopping Plaza

A Empório Doce Vida, que teve origem na década de 1940 no bairro de São José, abriu sua primeira loja de produtos naturais este mês num ícone do varejo moderno: o Shopping Plaza, na Zona Norte do Recife. O negócio, iniciado por Manoel Lourenço, que veio de Gravatá vender alho e cebola na capital, é tocado pelo neto, Silvio Paschoal, sócio da empresa que comercializa 15 toneladas por mês de chás, temperos, produtos veganos, glúten free e diet, entre outros. Na Doce Vida Prime Store, as vendas devem atingir cinco toneladas mensais. “É a nossa primeira loja conceito, mas não vamos perder a nossa essência. Será um pedacinho da loja de rua dentro do shopping, com a oferta de mix diferenciado de produtos a granel e embalados, a mesma qualidade e preços competitivos”, explica o empresário.

Caruaru terá nova Rodada de Negócios do Guia Moda Pernambuco em 2020
Os resultados da 4ª. Rodada de Negócios do Guia Moda Pernambuco, realizada em agosto, no Shopping Caruaru, já garantiram a agenda da próxima edição: será de 25 a 27 de março, do próximo ano.  A 4ª. edição reuniu 120 confeccionistas do Agreste que produzem jeans, streat wear, moda praia e infantil e trouxe 70 lojistas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. A Rodada tem diferenciais para os fabricantes como a venda à vista,  que reforça o caixa das pequenas e médias empresas, e, para os compradores, a assessoria pós-venda que garante a  entrega das compras com segurança.

Ortobom Experience alia saúde e tecnologia
A feira Ortobom Experience  vai até 30 de setembro, no Shopping Tacaruna, com promoções e serviços de saúde gratuitos para a qualidade do sono.  Os visitantes podem experimentar a tecnologia TechGo Ortobom: um óculos de realidade virtual, que cria um passeio relaxante contemplando um céu com estrelas e cometas.

Agrinordeste trata de irrigação com  IoT
A 27ª Agrinordeste começa nesta terça, 24, no Centro de Convenções, em Olinda, e vai até o dia 26, reunindo empresários, pesquisadores e especialistas do agrobusiness. Na programação, palestra sobre Irrigação na era da internet das coisas, no painel de Fruticultura, vai mostrar que a IoT já está presente na Agricultura e o setor pode crescer com a tecnologia. O palestrante será o doutor em Ciências da Computação Carlos Alberto Kamienski, coordenador do Núcleo Estratégico NUVEM, da Universidade Federal do ABC.

Dia D Direcional em Camaragibe
Para aproveitar o momento em que o mercado imobiliário dá sinais de retomada, a Direcional Engenharia, uma das maiores construtoras do Brasil, realiza até o dia 30 de setembro a campanha de vendas Dia D Direcional. A ação comercializa apartamentos de dois quartos do empreendimento Conquista Camaragibe, em Camaragibe. Quem adquirir um imóvel concorrerá ao sorteio de cinco Smart TV’s 43” LED Samsung, quatro motos Honda PCX 150 e um Jeep Renegade.

Super Mix 2019 vem turbinada
Esta semana começa a Super Mix 2019, promovida pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções. Os organizadores esperam uma movimentação econômica de R$ 1 bilhão nesta 14ª edição, superando a de 2018, que chegou a R$ 800 milhões. A previsão é baseada num esforço conjunto para ampliar o resultado anterior com a realização de visitas a 522 estabelecimentos de 36 cidades das Zonas da Mata Norte e Sul, Agreste e Sertão do estado, em edições itinerantes da feira.

Fiepe promove debate sobre reforma tributária
O gerente de Política Fiscal e Tributária da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Carraro Telles, e o ex-ministro da Previdência Social e atual diretor do Centro de Cidadania Fiscal Nelson Machado estarão no Recife, nesta terça, 24, para um debate sobre a reforma tributária. O evento, na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), levanta a defesa dos empresários da indústria pela entrada dos tributos estaduais e municipais na reforma. Segundo pesquisa recente da CNI, o tributo que mais onera a competitividade é o imposto estadual, enquanto o ISS (imposto cumulativo) representa algo em torno de 10% das despesas numa indústria. O debate será das 17h às 20h e é aberto ao público.

Semana do Cliente continua no BNB

A Semana do Brasil, encerrada pelo governo federal dia 15, continua no Banco do Nordeste, sem data para acabar. O BNB manteve a redução da campanha nas taxas de juros para capital de giro a partir de 0,41% ao mês, e microcrédito urbano, no Crediamigo Comunidade, começando em 0,99% ao mês. A menor taxa é para micros e pequenas empresas do Semiárido que podem financiar compra de matérias-primas para indústrias e agroindústrias, e até despesas de funcionamento como folha de pagamento, água, energia e aluguel. Informações:  agências do BNB  e no 0800 728 3030.